Campanha contra a pólio atinge 70% de cobertura: meta é 95%
29/09/2022 16:57
Vacinação contra a poliomielite no Laboratório Cipax Unidade Aquarius. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-09-2022
Cidade oferece mais de 50 postos de vacinação durante a semana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

São José dos Campos atingiu nesta quinta-feira (29) uma cobertura de 70,64% na imunização de crianças a partir de 1 ano até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite.

A cobertura no município vem subindo, acima da média nacional, mas ainda precisa chegar à meta de 95%, recomendada pelo Ministério da Saúde e OMS (organização Mundial de Saúde).

A Prefeitura tem realizado uma série de ações e divulgação para que os pais e responsáveis levem as crianças dessa faixa etária para vacinar. O PNI (Programa Nacional de Imunizações) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

Atualmente, São José disponibiliza mais de 50 postos de vacinação contra a pólio durante a semana, em horários a partir das 8h até as 21h, além de ações aos finais de semana. A orientação é vacinar todas as crianças do público-alvo de forma indiscriminada. Mesmo as que estejam em dia com o esquema vacinal contra a doença devem ser imunizadas.

Em 8 de agosto foi iniciada uma campanha nacional para a imunização contra a poliomielite e a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos. A duração estava prevista até o dia 9 de setembro, mas foi prorrogada até esta sexta-feira (30) devido à baixa adesão.

Independente da campanha, a Prefeitura continua com as ações para que a população possa se imunizar contra diversas doenças, como a pólio e covid, e atualizar as carteiras, que podem ser feitas nas UBS Resolve.

Multivacinação

• Vacinas do calendário da criança e esquemas até os 6 anos: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP, rotavírus, pneumocócica 10V, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola - SCR), tetra viral (SCR e varicela) ou tríplice viral + varicela, DTP e hepatite A
• Vacinas dos calendários da criança a partir dos 7 anos e do adolescente: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano - adulto, dTpa, meningocócica ACWY, meningocócica C (conjugada), HPV quadrivalente e varicela

Durante a semana