Palestra estimula construção de novas trajetórias de vida
Atualizado em 24/09/2022 - 15:06
Palestra sobre reinserção no mercado de trabalho para pessoas com mais de 40 anos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 23-09-2022
O professor universitário Felipe Hammel ficou emocionado com a vontade dos integrantes da comunidade terapêutica de mudarem de vida - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta sexta-feira (23), dia em que completou 54 anos, E.L.C. acordou animado. Ao abrir a janela do quarto, sorriu ao ver o lindo dia de sol.

Ainda durante a manhã, recebeu mais um presente de aniversário: a bela e inspiradora mensagem motivacional da palestra promovida pela Prefeitura de São José dos Campos em comunidade terapêutica da região leste em que se recupera, há um mês, do vício das drogas.

O bate-papo foi comandado pelo empresário, consultor e professor de Gestão Empresarial da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Felipe Horst Hammel, que discorreu sobre construção de novas trajetórias de vida e reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

A palestra foi realizada pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos, da Assessoria de Políticas Sobre Drogas e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Mariana 2.

Hammel também falou sobre as ações do Qualifica São José, programa mantido pela Prefeitura através da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico com o objetivo de capacitar e qualificar mão de obra para o mercado de trabalho e também orientar quem quer empreender.

Presente de aniversário

E.L.C. elogiou a iniciativa da Prefeitura. Ele considera que a palestra desta sexta representa mais um passo no processo de construção de uma nova trajetória de vida ao lado de seus familiares.

"Hoje foi um dia especial de aniversário. Acordei e me deparei com o sol brilhando. Depois, participei desta palestra, que foi mais um grande passo para que eu possa sair daqui", disse E.L.C.

"A palestra me estimulou muito no meu projeto de reconstrução de vida e acredito que abrirá portas para que eu possa voltar para minha família e para o trabalho, além de me reintegrar à sociedade", completou.

Proprietário de quiosque em praia de Ubatuba, tatuador profissional e auxiliar de enfermagem, entre outros talentos profissionais, deixou o trabalho e a família na cidade litorânea há um mês para se tratar do vício das drogas em São José.

"Percebi que estava no fundo do poço. Vim para São José para me livrar das drogas e fazer uma nova aliança com Deus. A comunidade terapêutica tem me ajudado muito a alcançar estes objetivos".

Cidadania e dignidade

E.V.F., de 47 anos, também traça o mesmo caminho de E.L.C. em busca da reconquista da cidadania, da dignidade e dos laços familiares destruídos pela espiral de destruição provocada pelos entorpecentes.

Craque na instalação de câmeras e mecanismos de segurança em prédios e condomínios, não vê a hora de voltar ao trabalho.

"Vim de São Paulo para São José há 47 dias. Desde então, já morei na rua e agora estou aqui na comunidade terapêutica. Neste pouco tempo, já estou reconstruindo minha vida. A palestra de hoje é mais uma prova de que estou no caminho certo", afirmou E.V.F.

"Tenho três filhos que moram em Santos e em São Paulo. Quero voltar a conviver com eles, retornar ao mercado de trabalho e me casar novamente. Resumindo, quero voltar à minha condição de ser humano perdida devido às drogas".

Nova oportunidade

Palestrante e professor universitário experiente, Hammel se emocionou com a convivência com os integrantes da comunidade terapêutica.

"Foi um dia especial O passo principal eles já deram, que é querer mudar de vida", disse o especialista em Gestão Empresarial.

"A Prefeitura, a sociedade e eu temos que fazer o que foi feito aqui hoje: dar a eles esta oportunidade. É somente o que precisam para construir novas trajetórias de vida".


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×