Ensino municipal joseense está no topo entre as grandes cidades
Atualizado em 23/09/2022 - 18:09
Entrega da Escola 5.0 - Emefi profª Leonor Pereira Nunes Galvão na Vila Industrial. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-09-2022
São José obteve nota 6,8 no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

A rede de educação da Prefeitura de São José dos Campos alcançou nota média de 6,8 e o 1º lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental entre as 9 cidades do estado com mais de 500 mil habitantes. São Bernardo Campo vem em 2º, com 6,4

Em relação aos anos finais (6º ao 9º), São José obteve a 2ª colocação no comparativo com o mesmo grupo de municípios. Com nota 5,7, a cidade está atrás somente de Sorocaba, que atingiu nota 6.

Considerando os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte com mais de 100 mil habitantes, a educação municipal joseense mantém a dianteira em ambos os ciclos do ensino fundamental. As médias das escolas municipais de São José, tanto nos anos iniciais como finais, estão acima dos índices da rede pública do estado e do país.

Esse resultado se deve ao trabalho e empenho de todos os professores e das equipes de funcionários, além das iniciativas promovidas pela Prefeitura na rede de ensino municipal. Entre elas, está o programa Recupera, que faz parte do Plano de Gestão 2021-2024, com novos profissionais contratados para as aulas de reforço nas escolas, materiais didáticos e jogos lúdicos para os alunos.

O Ideb é um indicador que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas. A primeira avaliação foi feita em 2005 e vem sendo realizada a cada dois anos. Para chegar ao índice, o MEC (Ministério da Educação) calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho na Prova Brasil.

Médias do Ideb