Palestras do Setembro Amarelo estimulam saúde emocional
16/09/2022 18:18
Palestra sobre Emoçōes na Casa do Idoso Sul
Palestras se repetirão neste mês e em outubro nas Casas do Idoso Leste, Centro e Norte - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta sexta-feira (16), a primeira de uma série de palestras nas Casas do Idoso com o tema "As Emoções e Seus Reflexos na Saúde".

Com o objetivo de cuidar da saúde emocional e do bem-estar, é mais uma ação da campanha do Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Nesta sexta, foi na Casa do Idoso Sul. Os bate-papos prosseguirão neste mês e em outubro nas Casas do Idoso Leste, Centro e Norte.

A palestra foi ministrada pelo psicanalista, fisioterapeuta e acupunturista Arnaldo Rodrigues Júnior, especialista em Medicina Chinesa, saúde, bem-estar, Pilates e Treinamento Funcional.

Durante uma hora, ele mostrou como trabalhos terapêuticos, atividades físicas e tratamentos da medicina chinesa, como a acupuntura, podem auxiliar na melhoria da saúde emocional.

"Trabalhei pontos principais para que os idosos entendam suas emoções. Ao fazerem isto, melhorarão sua saúde, bem-estar e qualidade devida, além de lidarem melhor com dificuldades e problemas".

Aprovação popular

O bate-papo foi promovido pela Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos, vinculada à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

"Gostei demais. Muito do que foi falado já vivi ou estou vivendo. Vai me ajudar muito a melhorar minha saúde emocional", disse a aposentada Lúcia Maria Silva Lima, de 60 anos.

"Muito bacana. Foram abordados temas importantes para nossa vida. Vou compartilhar os conhecimentos que adquiri com meus familiares e amigos", afirmou a aposentada Eunice Maria de Andrade, de 64 anos.

Valorização da vida

Instituído pela Organização Mundial de Saúde em 2003, o Setembro Amarelo propõe uma sensibilização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

O mote da campanha deste ano é "A Vida é a Melhor Escolha".

No Brasil, a iniciativa conta com a participação de instituições públicas, iniciativa privada e organizações da sociedade civil em prol do tema.

Para pedir ajuda

A campanha do Setembro Amarelo é realizada mundialmente e inclui uma ampla rede de apoio.

Na rede pública de saúde de São José dos Campos, o primeiro passo para buscar ajuda é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

Ao todo, são 40 UBSs Resolve que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade.

As próximas palestras

Data: 30 de setembro

Horário: Das 9h30 às 10h30

Local: Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde)

 

Data: 14 de outubro

Horário: Das 9h30 às 10h30

Local: Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508)

 

Data: 21 de outubro

Horário: Das 9h30 às 10h30

Local: Casa do Idoso Norte (rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×