TV Câmara de São José estreia no canal aberto 12.3
Atualizado em 19/10/2022 - 11:06
Audiência Pública LDO, na Câmara Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 15-06-2018
Programação prioriza a exibição das sessões plenárias, extraordinárias e solenes; reuniões, audiências públicas e outros eventos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC


Secretaria de Governança

A partir desta quinta-feira (20), a TV Câmara de São José dos Campos passa a transmitir as sessões legislativas e conteúdos informativos de interesse local também pelo canal 12.3 na TV aberta.

É mais uma maneira de o cidadão acompanhar as ações da Câmara, que tem como atribuições legislar e fiscalizar o poder Executivo em âmbito municipal.

A TV Câmara vai compartilhar o canal 12 com mais outras três emissoras públicas:

12.1 - TV Câmara Federal
12.2 - TV Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)
12.3 - TV Câmara Municipal de São José dos Campos
12.4 - Rádio Câmara Federal

O recurso de multiprogramação possibilita transmitir ao mesmo tempo quatro emissoras 24 horas utilizando a estrutura de um canal. Com isso, universaliza o acesso às discussões do legislativo nas esferas federal, estadual e municipal, pois, antes, só os assinantes de operadoras de TV a cabo tinham acesso a esses canais públicos.

Trajetória e programação

Criada em janeiro de 2013, a primeira transmissão da emissora foi em setembro do mesmo ano com a cobertura ao vivo de uma sessão ordinária. De lá pra cá a produção de conteúdos jornalísticos e educativos se diversificou até chegar a 15 programas fixos, como “Diálogos da Cidade”; “Histórias do Meu Bairro”; “Hora do Esporte”; “Estação Mercado”; “Conexão Cultura” e “De Bem com Você”. O mais novo, “São José do Campo”, dá espaço aos produtores rurais e estreia na sexta (21), às 8h, com reprise no domingo no mesmo horário.

Seguindo o princípio da publicidade na administração pública, isto é, divulgar os atos oficiais, a programação da TV prioriza a exibição (ao vivo e reprises) das sessões plenárias, extraordinárias e solenes; reuniões de comissões e frentes parlamentares, audiências públicas e outros eventos da Câmara Municipal.

Entre as produções próprias de destaque estão os programas “Câmara Fiscaliza”, que mostra a atuação parlamentar na fiscalização de obras, serviços públicos e denúncias de irregularidades, e “Tramitando”, que apresenta propostas em tramitação na Câmara, com a participação dos vereadores comentando os projetos de lei de sua autoria.

A grade também contempla entrevistas com especialistas e personalidades e reportagens abordando fatos e assuntos de interesse da comunidade, incluindo telejornais. Completam o conteúdo veiculado documentários de cunho cultural, educativo ou de preservação da memória. Tudo fica disponível para assistir no Youtube.

Desde dezembro de 2020, a TV Câmara de São José dos Campos garante a acessibilidade à população surda, por meio da interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

No ano passado, a Câmara assinou acordo de cooperação técnica para participar da Rede Legislativa de TV Digital; o Ministério das Comunicações consignou, isto é, liberou o canal 12 na cidade e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou o uso dessa radiofrequência. A partir de então a Câmara adquiriu e instalou os equipamentos e a infraestrutura necessários, incluindo antena, estação transmissora e adequação da produção.

A TV aberta vem somar às outras ferramentas de comunicação institucional da Câmara: site, aplicativo e redes sociais, além do canal 7 da Net e 9 da Vivo, que continuam na TV a cabo.

Como sintonizar

Para localizar os novos canais, acesse o menu de configurações e refaça a busca automática. Ou digite com o controle remoto: um, dois, ponto, três.

A TV digital aberta é gratuita. Televisores fabricados a partir de 2010 já vêm com o conversor integrado, precisam apenas de uma antena UHF. Modelos anteriores e de tubo necessitam de um conversor digital mais a antena.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança

×