São José testa novo modelo de ônibus elétrico
14/10/2022 17:19
Coletiva de Imprensa: Apresentação do modelo de Ônibus Elétrico em teste na cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 14-10-2022
São José vai testar novo modelo de ônibus elétrico; população poderá circular sem pagamento de passagens - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Primeira cidade inteligente do Brasil, São José dos Campos irá testar um ônibus elétrico disponibilizado pela TEVX Higer em parceria com a Enel X.  

O grupo disponibilizou um veículo elétrico Azure A12 BR com carregador para demonstração pelas ruas da cidade até o dia 22 de outubro, sem custos para o município.  A cada dia, o veículo irá circular em uma linha diferente da cidade para que a população conheça o modelo.

A demonstração do veículo faz parte da iniciativa da empresa chinesa Higer que pretende iniciar a produção de veículos elétricos no Brasil a partir de 2024 e está testando o modelo em cidades brasileiras. 

Já a empresa de soluções em energia do Grupo Enel, a Enel X será responsável pela infraestrutura de recarga do ônibus no projeto de mobilidade elétrica, além de dar suporte técnico para garantir o êxito do piloto e contribuir com dados para aprimorar os estudos técnico-financeiros.

São José é uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos e terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. O teste com o modelo elétrico irá contribuir para a formatação no novo edital do transporte público. A cidade já possui 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pela Linha Verde. 

Teste

Durante o período de testes do ônibus não haverá cobrança de tarifa e a população poderá utilizar o veículo de graça. O ônibus foi estilizado com ícones como o brasão do município e com inscrições como cidade inteligente e informações sobre o período de teste.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico possui 12,2 metros de comprimento. O modelo Azure A12 BR tem capacidade para 78 passageiros, além de piso total baixo (Low Floor) com rampa para cadeira de rodas, assentos confortáveis e corredores largos.

O Azure A12BR também possui ar condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Com autonomia de 270 km, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e possui tempo de recarga em até 3h. 

Programação

Para quem quer conhecer o novo modelo, é preciso ficar atento às linhas que vão testar o veículo. Foram elaborados itinerários com 21 linhas pelas regiões leste, sudeste, norte e sul. 

Na zona leste, serão contempladas as linhas 205 (Eugênio de Melo/Galo Branco/ Praça Afonso Pena); 244 (Jardim São José/Terminal Central); 204A (Novo Horizonte/Via Pedro Álvares Cabral); 206 (Jardim Santa Inês-José Longo); 341 (ECO Campo de São José/Terminal Central); 237 (Novo Horizonte/Jardim Aquárius); 240 (Novo Horizonte/Campo dos Alemães) e 215 (Vila Tesouro/Jardim Aquárius).

Na zona sudeste, serão contempladas as linhas 302 (Putim/Via Tamoios/Praça Afonso Pena); 219 (Jardim Santa Luzia/Terminal Central) e 305 (Jardim São Judas/Terminal Central).

Na zona norte, serão contempladas as linhas 107 (Altos da Vila Paiva/José Longo); 115 (Vila Dirce/Altos de Santana/José Longo) e 122 (Altos de Santana/Parque Industrial).

Na zona sul, serão contempladas as linhas 117 (Morumbi/Aquarius); 304 (Colonial/Praça Afonso Pena); 306 (Limoeiro-Dutra/Terminal Central); 310 (Residencial União-Via Jardim Oriente/Terminal Central); 315 (Parque Interlagos/Terminal Central); 318 (Terminal Central/Dom Pedro I) e 314 (Chácaras Reunidas-Terminal Central). 

As linhas foram escolhidas por cobrir várias regiões da cidade possibilitando que mais pessoas possam conhecer a nova tecnologia.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×