Urbam apresenta gestão de resíduos em evento internacional
17/11/2022 14:45
Aterro Sanitário
O aterro sanitário recebeu nota 10 da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pela terceira vez - sendo a segunda vez consecutiva - Foto: Divulgação

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A Urbam (urbanizadora Municipal) apresentará o case de sucesso “Gestão de Serviços, Resíduos Sólidos e Aterro Sanitário de São José dos Campos” em evento online organizado pela pré-Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina, nesta sexta-feira (18), a partir das 15h.

O evento tem o objetivo de discutir as opções viáveis para o tratamento de resíduos sólidos, o impacto das crises econômicas e políticas na gestão de resíduos em países em desenvolvimento, entre outros.

O encontro ocorre a cada dois anos em um país diferente. Em setembro de 2023, ocorrerá em São José dos Campos.

A webinar é dirigida aos setores público e privado e às universidades que tenham envolvimento com o tema. As inscrições são feitas neste endereço.

Gestão de Resíduos Sólidos

A gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos em São José dos Campos é tida como exemplo no país e no exterior. O aterro sanitário recebeu nota 10 da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pela terceira vez - sendo a segunda vez consecutiva. A nota se refere às operações realizadas no ano de 2021.

Em breve, 30% da energia consumida pela Prefeitura de São José dos Campos será derivada de energia sustentável gerada a partir do biogás captado no aterro sanitário da cidade.

A Urbam realiza a fiscalização da destinação dos resíduos da construção civil, combatendo o descarte irregular de entulhos.

A gestão engloba ainda várias ações, desde a coleta seletiva e de eletroeletrônicos, destinação correta dos resíduos da saúde, entre outras.

A educação ambiental tem papel fundamental. Além de atuar pontualmente nas residências, as equipes abordam os condomínios e os prédios públicos em dois programas distintos.

No Lixo Tour são recebidas mais de 10 mil pessoas por ano, principalmente estudantes, que visitam o Museu do Lixo, Recicloteca, Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, Aterro Sanitário, Estação de Tratamento de Biogás, Lagoas de Chorume e o Viveiro de Mudas.