São José lança Manual de Estratégias Sustentáveis
31/03/2022 16:44
Consulta Pública
Vista da região norte de São José: lançamento do Manual de Estratégias Sustentáveis é mais uma inovação do município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Vai construir ou reformar em São José dos Campos? Preste atenção nesta importante dica: não deixe de conversar com seu arquiteto e engenheiro sobre o Manual de Estratégias Sustentáveis, lançado neste mês pela Prefeitura.

O guia, didático e com linguagem acessível, detalha o novo Código de Edificações, aprovado pela Câmara Municipal em março deste ano. A nova legislação fez de São José dos Campos a primeira cidade do Brasil a exigir a adoção de insumos, equipamentos e sistemas sustentáveis em todas as obras, sejam residências, comerciais e industriais.

O documento, que você pode baixar aqui, oferece mais de 80 estratégias sustentáveis inovadoras, para que cada profissional, construtor e proprietário dessas obras possa optar pelo conjunto de estratégias que mais se adeque à realidade de seu empreendimento, trazendo-o ao novo mundo da construção sustentável.

O lançamento do Manual de Estratégias Sustentáveis é mais uma inovação do município que, em março deste ano, tornou-se a primeira cidade inteligente, resiliente e sustentável do país, certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e uma das 70 cidades certificadas no mundo.

O manual foi elaborado em grande esforço de trabalho das equipes técnicas da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e contou com a contribuição de conselheiros do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) e Comam (Conselho de Meio Ambiente).