Crianças soltam 3.000 peixes em lago do Jardim Santa Júlia
Atualizado em 24/03/2022 - 18:46
 Programação da Semana da Água - Soltura de peixes no lago do Parque Linear Santa Júlia. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 24-03-2022
Ação, além de educativa, reforça a vocação do uso múltiplo dessas represas urbanas para lazer, pesca e demais atividades em família - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Da sala de aula para a beira do lago. Crianças de São José dos Campos aprenderam, na prática, sobre a importância da água no presente para garantir a qualidade de vida das futuras gerações. Nesta quinta-feira (24), um grupo de 50 alunos da rede municipal de educação infantil participou da soltura de 3.000 peixes no Jardim Santa Júlia, região sudeste da cidade.

A atividade faz parte da programação da Semana da Água, que acontece até o próximo dia 31 em todas as regiões da cidade. Os 3.000 alevinos são da espécie lambari, peixe nativo da região.

“Viemos aqui para colocar a mãozinha no peixinho e também para que eles voltem lá para o rio deles”, disse Miguel Leite Oliveira, de 5 anos.

Iniciativa pioneira, a soltura de peixes tem movimentado as regiões norte, leste e sudeste. A atividade organizada pela Prefeitura, também conhecida como “peixamento”, envolve a participação de alunos de escolas municipais e da comunidade.

A ação, além de educativa, reforça a vocação do uso múltiplo dessas represas urbanas para lazer, pesca e demais atividades em família.

Conselho

O Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) participou da atividade nesta quinta. Pela primeira vez, a reunião mensal do conselho foi realizada em formato de "tour" pelos parques da cidade.

Os conselheiros participaram da atividade de peixamento e também conheceram as ações de restauração florestal das nascentes, os pomares nativos e a implantação dos equipamentos de lazer parque linear Santa Julia.

Em seguida, o grupo seguiu para as futuras instalações do Parque do Cerrado. Na programação da Semana da Água ainda ocorrerá outra visita dos conselheiros ao Parque Municipal Augusto Ruschi, na região norte. O evento será no próximo dia 30.

Plantio

Também nesta quinta-feira, no Parque Alambari, cerca de 100 crianças da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) plantaram árvores frutíferas.

O plantio fez parte do programa Pomares Nativos Educativos da Prefeitura, que visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais, Mata Atlântica e Cerrado, em diversas regiões da cidade.

O que vem por aí

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura realiza nova soltura de peixes no bairro Pousada do Vale, região leste de São José.
Mais tarde, às 14h, acontece a palestra “Importância das abelhas nativas sem ferrão: o caso do resgate de colmeias Meliponário Municipal Burle Marx”, no Parque da Cidade.