Alunas participam de clube ‘Meninas na Ciência’
11/03/2022 18:05
MIC programação Dia da Mulher - Mulheres na Ciência. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 08-03-2022
Com programação diferenciada e diversas atrações, o MIC é um espaço de troca de saberes científicos para as escolas e toda população. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher termina com reflexões importantes para toda sociedade. Na Educação, projetos e ações contínuas incentivam os conhecimentos científicos. Um dos exemplos é o Clube Meninas na Ciências da Emef Profª Palmyra Santanna, na Vila Industrial.

O Clube é parte do projeto de extensão "Meninas nas Exatas" criado pelo IFSP (nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) campus São José dos Campos e busca incentivar as garotas a serem multiplicadoras de conhecimentos científicos. 

Nesta semana, algumas representantes do grupo juntamente com a professora do IFSP, Maria Tereza Fabbro, participaram de uma tarde diferente com experimentos, live sobre ciências e apredizados no MIC (Museu Interativo de Ciências). 

“Esse evento é muito importante para mostrar que as mulheres podem muito, com esse clube além do conhecimento podemos mostrar o empoderamento feminino”, disse Ana Clara Batista da Silva, 12 anos, do 7º ano.

Protagonismo feminino

“Temos que mostrar nossa capacidade, nossa força, e mostrar que podemos estar onde quisermos”, afirmou Julia Emanuelle da Silva Alves, 13 anos, do 8º ano.

O MIC recebeu também alunos da Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, que fica em Santana, para programação especial com objetivo promover a divulgação da presença das mulheres na Ciência a fim de despertar e incentivar o interesse das alunas pela na área científica.

Para Sarah Pinto Sodré, 12 anos, do 7º ano, as homenagens às mulheres durante o mês de março são importantes, porém, junto delas deve-se destacar “todas as conquistas femininas ao longo dos anos”. 

Segundo a professora de Projetos Especiais do MIC, Daniele Chagas, as atividades do Museu contribuem para incentivar os estudantes ao estudo, pesquisas e experiências científicas, acessível a todos. “É sempre importante darmos oportunidades de mostrar a Ciência como algo acessível aos nossos alunos”, disse. 






MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×