Semana do Meio Ambiente destaca ações sustentáveis
Atualizado em 26/05/2022 - 09:42
Plantio de Mudas na Semana da Água
O plantio de mudas é uma das atividades que fazem parte da programação - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Com rodas de conversa, oficinas, visitas guiadas e ações práticas, a Semana do Meio Ambiente vem com tudo neste ano e volta a receber a presença do público nas atividades, que serão desenvolvidas em parques, áreas verdes e outros pontos em todas as regiões de São José dos Campos. Realizado anualmente pela Prefeitura e com apoio de parceiros, o evento teve restrições em 2020 e 2021 por causa da pandemia de covid.

Em 2022, a programação se estenderá por 15 dias. Com início em 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, e término em 10 de junho, a agenda inclui educação ambiental, plantio de árvores, implantação de pomares, agricultura urbana, observação de aves, palestras e seminários com pesquisadores e interessados na fauna silvestre, saneamento ecológico, diálogos sobre o conceito Lixo Zero, arte-reciclagem e compostagem, revitalização de nascentes e uma feira de trocas.

São Francisco Xavier

De 27 a 31 de maio, o foco se volta para São Francisco Xavier, com a segunda edição do Avoando SFX, que vai até o dia 29 e terá palestras de especialistas e ornitólogos amadores, além de saídas para avistar espécies no Parque dos Pássaros. Realizado com sucesso pela primeira vez em 2019, elevando o nome de São José no cenário internacional, o Festival de Observação de Aves não teve sequência nos dois anos posteriores devido às medidas de enfrentamento ao coronavírus.

No dia 27, haverá uma exposição sobre tecnologia de saneamento ecológico, que será realizada simultaneamente à Feira de Produtos da Terra. A programação no distrito se encerra no dia 31, com uma oficina de compostagem e o encontro São Francisco Xavier Rumo ao Lixo Zero, que vai discutir a importância da gestão dos resíduos sólidos urbanos.

São José dos Campos

A partir de 3 de junho, Dia Nacional da Educação Ambiental, as atividades se desenrolam na área urbana de São José dos Campos. Nesse dia, o Parque da Cidade, em Santana, recebe na parte da manhã uma roda de conversa sobre plantas alimentícias não convencionais. À tarde, estão previstas visitas guiadas ao Centro de Educação Ambiental, localizado na área verde.

O Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyanna, também será palco da Semana do Meio Ambiente, com a realização, no dia 4, da Feira de Trocas, novidade que veio para criar conexões entre pessoas que queiram trocar roupas e objetos ou se desfazer desses itens. E no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, ocorre no local a roda de conversa São José dos Campos mais Sustentável. Na pauta, os desafios, avanços e conquistas recentes do município no âmbito da sustentabilidade.

Gestores públicos, pesquisadores universitários e diretores de empresas ligadas à questão ambiental estarão no evento São José – Diálogos Lixo Zero, marcado para o dia 6, na Câmara Municipal. Durante o encontro, haverá apresentação de painéis sobre a certificação de São José como cidade resiliente, inteligente e sustentável, logística reversa e valorização dos resíduos orgânicos.

Outras atividades estão programadas para os dias subsequentes, como oficina de arte-reciclagem no Eco-PEV Urbanova (dia 7), lançamento de nova nascente no Parque Alberto Simões (dia 8), live sobre novas tecnologias aplicadas à gestão ambiental municipal (dia 9) e uma sessão de cinema ambiental no Parque Tecnológico (dia 10).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×