Alunos da região norte participam de clubes de Astronomia e Inglês
19/05/2022 16:34
EMEF Profa. Dosulina Chenque Chaves de Andrade tem clube de ciências e inglês no contraturno.
Com encontros semanais, no contraturno, estudantes se reúnem para trocar aprendizados e se aprofundar em temas de interesse na Emefi Profª Dosulina de Andrade, no Altos de Santana. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Localizada no Altos de Santana (região norte), a Emefi Dosulina Chenque Chaves de Andrade faz história na comunidade escolar há mais de 20 anos. Atualmente, muitos estudantes matriculados são filhos de ex-alunos da escola que se desenvolvem acompanhando as mudanças da região, com novos interesses, curiosidades e saberes.

Desde o início deste ano, estudantes se reuniram e, sob orientação de professores e da equipe gestora, organizaram clubes de estudos com atividades diferenciadas. 

Quem for até a escola, no final da tarde de uma segunda ou terça-feira, poderá conhecer e aprender mais sobre Inglês, no Dosulina International Language, ou mergulhar nos mistérios do universo com o Clube de Astronomia. 

Protagonismo, oportunidades e sonhos

Para chegar até a sala do Dosulina International Language, localizada no fundo da escola, é preciso subir uma escada onde já começa o aprendizado. Pois, “quem sobe já vai começando a falar só em inglês”, segundo os membros do grupo.

O clube é formado por 18 alunos apaixonados por idiomas que tiveram participações expressivas em olimpíadas de língua inglesa nos anos 2019 e 2020, sob moderação do professor Everton Duarte. E, a cada quinze dias, nas noites de terças-feiras, os estudantes se reúnem para treinar, aprofundar e aprender o novo vocabulário. As aulas são organizadas pelos alunos protagonistas que se inspiram em filmes, músicas, karaokê, rodas de conversas e outras de suas atividades preferidas. 

“Desde as competições nas olimpíadas de idiomas percebemos que os alunos tiveram um olhar diferenciado e reconheceram a importância de saber inglês. A competição foi escrita e oral, contava muito a pronúncia e nisso eles se destacaram. A experiência tem sido gratificante, trabalhamos também com os sonhos deles e todas as possibilidades que surgem com os novos idiomas”, explica o professor. 

“Eu escolhi o grupo de inglês pela minha paixão pelo idioma e porque essa é uma das oportunidades que temos para praticar. Um dos meus sonhos é viajar, conhecer vários países, ir para o Canadá e me comunicar bem por onde for”, diz Vinicius Alves dos Santos, de 14 anos, que, entre suas palavras favoritas nos dois idiomas que mais usa estão: 'esperança' e 'people'. 

“Fiquei muito feliz quando fui convidada a participar do clube. Eu leio bastante livros de romance para praticar e entender melhor o inglês. Isso pode me ajudar em vários aspectos, na escola, a viajar para outros países e a realizar meu sonho de escrever um livro e ver sendo distribuído para vários lugares”, diz Fernanda Gouvea Silva, 13 anos.

Universo de descobertas 

Já os que são apaixonados pelas curiosidades do Universo e os mistérios da Astronomia têm outro ponto de encontro fixo na escola: às segundas, a partir das 17h30. Todos cercados por livros, mapas, telescópios e descobertas. 

Foi a curiosidade dos jovens cientistas que motivou a criação do Clube de Astronomia, que tem orientação da professora Alessandra Marins.

“A curiosidade dos alunos sobre estrelas, planetas e tudo mais não cabia apenas nas aulas regulares, então quis oferecer essa oportunidade mais ampla e divertida, onde falamos sobre curiosidades, mitos, histórias, religiões, astrônomos, equipamentos e trocamos conhecimentos de Ciências. Cada semana é diferente”, explica a professora. 

“Com o clube, eles mostram mais comprometimento e interesse na escola, surge o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar e eles também vão percebendo a importância da Ciência no dia a dia”, destaca Alessandra. 

Há oito anos na escola, Caio Henrique Theodoro da Silva, tem 14 anos, está no 9º ano e começou a frequentar o clube após ser convidado por um amigo de classe. “A astronomia me encanta porque há muito a se descobrir e pela grandeza de tudo. Quero aprender mais sobre o Universo e o grupo vai me ajudar nisso”, afirmou. 

Leticia de Fatima Cabral Mourão, 14 anos, também do 9º ano, se diz encantada pelo céu e tudo o que envolve, como a lua e as estrelas. Esse interesse a motiva a seguir carreira na área. “A professora passou uma tarefa que era para a gente pesquisar a relação de datas como Hallowen e Páscoa e a lua, isso me marcou muito e eu gostei de participar, está sendo legal participar. Quero ser cientista um dia”, diz.

Serviço

Clube de Astronomia - às segundas-feiras, a partir das 17h30 (semanal).
Dosulina International Language - às terças-feiras, a partir das 17h30 (quinzenal). 
Local: Emefi Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade, Altos de Santana.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×