Cedemp recebe alunos para oficinas de empreendedorismo
Atualizado em 19/05/2022 - 09:46
Cedemp recebe alunos para oficinas de empreendedorismo
O empreendedorismo é uma das características da rede de ensino municipal, com diversas ações e projetos em todas as escolas; oficinas práticas preparam alunos para o Empreende 2022. - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A semana está animada no Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), no Floradas de São José (região sul), com a retomada das oficinas presenciais com alunos dos 9º anos.  

As atividades práticas marcaram o início dos preparativos para o Empreende, um dos maiores eventos de Educação Empreendedora do país, previsto para novembro, que envolve todas as escolas da rede de ensino municipal de São José dos Campos com ideias inovadoras transformadas em projetos de alunos e equipes. 

Após acolhida calorosa, os alunos participam de atividades dinâmicas na oficina de Inovação e Criatividade sob orientação da equipe do Cedemp, como na última segunda-feira (16) em que 90 estudantes da Emefi Profª Alda de Souza Araújo, do Jardim Mesquita, aproveitaram as “aulas diferentes”. 

Ideias e projetos

Por meio das oficinas e das aulas de Enriquecimento Curricular, os alunos aprendem e desenvolvem projetos e aprendem mais sobre conceitos como: Criatividade, inovação, modelo de negócio, aplicabilidade no mercado, sustentabilidade, viabilidade econômica, entre outros. 

As ideias inovadoras visam facilitar o dia a dia das pessoas e proporcionar mais qualidade de vida. “O Cedemp não parou desde o início da pandemia, nos adaptamos e conseguimos êxito em realizar as atividades da Pedagogia dos Sonhos, com as turmas da Educação Infantil, e do Enriquecimento Curricular, com o Ensino Fundamental, e também realizamos o Empreende no formato digital. Agora será tudo presencial”, conta animado Alexandre Mazza, coordenador do Cedemp. 

“Aqui no Cedemp a gente tem experiências diversas, às vezes nem percebemos o empreendedorismo no nosso cotidiano, mas nas oficinas conseguimos pensar e aprender sobre isso, depois vamos colocar em prática com o nosso projeto”,  afirmou Rafaela de Castro Pinto, de 14 anos, durante atividade em grupo em que a partir de um produto já existente no mercado precisaram criar novos.

“Nas aulas o professor sempre fala sobre Inovação, isso nos dá base para os projetos que vamos criar e apresentar no Empreende”, destaca Ana Beatriz Silva de Jesus, de 14 anos.

“As dinâmicas são amplas e necessárias, como as que falam de trabalho em equipe, dá para usar no nosso dia a dia”, diz Guilherme Freitas Paixão, 15 anos. 

A programação continua com as demais escolas do Ensino Fundamental durante as manhãs, de segunda a sexta-feira.


Colaborou estagiária Larissa Maiane. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×