Ação conjunta em ferro velho recupera mais de 200kg de cobre
13/05/2022 16:30
Programa São José Unida - Operação Ferro Velho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-05-2022
Graças às operações integradas, a cidade tem os menores indicadores criminais entre os municípios paulistas do mesmo porte - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Uma operação conjunta das forças de segurança realizada nesta sexta-feira (13) em 10 ferros velhos de São José dos Campos apreendeu 239 quilos de cobre sem comprovação de origem, quantidade avaliada em aproximadamente R$ 10 mil. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à delegacia para prestar depoimentos.

Participaram da ação, que faz parte do programa São José Unida, órgãos da Prefeitura (Guarda Civil Municipal e Departamento de Fiscalização e Posturas) e da Polícia Civil. Em torno de 30 agentes acompanharam as vistorias, que registraram três interdições, duas reinterdições e quatro notificações. Um dos locais estava em situação legal.

Graças às operações integradas, a cidade tem os menores indicadores criminais entre os municípios paulistas do mesmo porte. Em março, por exemplo, São José apresentou o menor índice de roubo de carro da história, número que já vinha caindo expressivamente desde a criação do São José Unida, em 2017.

O resultado é fruto também do monitoramento em tempo real por câmeras inteligentes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) espalhadas pela cidade, 24 horas por dia. Com esse serviço, já foram recuperados 109 veículos roubados ou furtados, o que representa uma média de 9 carros devolvidos aos proprietários por mês.

Outra notícia positiva é o aumento dos indicadores de produtividade das forças de segurança. O índice de solução dos homicídios chega a 86% em São José dos Campos, ante a média nacional de 30%.

A segurança pública em São José e a Guarda Civil Municipal permanecem com avaliação acima da média das cidades com mais de 500 mil habitantes, segundo pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) referente ao primeiro trimestre deste ano, com índice de aprovação positiva de 76,1% e 81,6%, respectivamente.