Especial: Casais estudam juntos na EJA com incentivo das famílias
Atualizado em 06/05/2022 - 16:01
Histórias e Exemplos EJA - (Educação para Jovens e Adultos). Foto: Claudio Vieira/PMSJC 02-05-2022
Tendo apoio e incentivo da família, casais unidos há décadas retornam aos estudos juntos nas classes da EJA da rede municipal; inscrições acontecem durante todo o ano em 20 escolas. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino municipal tem sido cenário de novos sonhos para diversas famílias de São José dos Campos. Na Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues, no Jardim Oswaldo Cruz, casais unidos há décadas frequentam as turmas noturnas onde compartilham experiências de vida e somam conhecimentos tendo incentivo da família. 

Vem pra EJA

São José oferece vagas durante todo o ano letivo, para que as pessoas com mais de 15 anos interessadas possam se matricular e cursar as turmas de Alfabetização, turmas de horário flexível do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) ou as aulas noturnas.

Seja na Emefi Profª Áurea Cantinho Rodrigues, no Jardim Oswaldo Cruz, no Ceja ou em outras 20 escolas em várias regiões da cidade, a EJA oferece diversas oportunidades, confira algumas histórias. 

União nos estudos

Juntos há 24 anos e com dois filhos, Wilma Cecilia Angelo, 48 anos, e Walmir Silverio da Silva, 45 anos, frequentam as aulas noturnas diariamente com empenho e incentivo da família. 

Há um ano, o motorista Walmir precisava de certificado da Educação Básica e contou com a presença e parceria da esposa no retorno aos estudos. “Tem dias que estou cansado, mas ela me incentiva e a gente vem para a aula, tem sido muito bom. O conhecimento de vida que a gente tem é diferente da escola, mas a gente pega e agrega os dois e vale a pena”, afirma. 

“Temos carinho pelos professores, eles a gente aprende muito. Meu menino acha o pai um herói e minha filha me ajuda com tecnologia e novidades, hoje vejo a importância de saber usar o celular até como ferramenta de trabalho. Se Deus quiser ainda vou estudar Agronomia na faculdade”, conta Wilma. 

União no trabalho

Há 33 anos casados, Evandro José Gonçalves, 51 anos, e Delma dos Santos Gonçalves, 53 anos, criaram três filhos, são avós do Enzo, 6 anos, e se dedicam na oficina mecânica da família e em ações sociais e religiosas.

Em 2021, Evandro quis voltar à escola que frequentou quando criança para concluir o Ensino Fundamental, mas dessa vez, acompanhado da esposa. “A ideia de vir pra EJA foi minha, eu estudei aqui e tinha um desejo de voltar para cá. Estamos no 9º ano, trabalhamos o dia inteiro e viemos juntos para as aulas. A escola é ótima, oferece merenda, materiais e tem professores atenciosos”, diz o comerciante.

“O conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar da gente, é tudo de bom! Nunca é demais ficar por dentro dos acontecimentos, pois sempre tem coisa nova para aprender e nossos filhos apoiam muito”, destaca Delma. 

‘Sonhos não envelhecem’

“Quem já fez de tudo e se dedicou a vida toda aos outros, aqui na EJA tira um tempinho para si. E os sonhos não envelhecem, muitos nos falam: ‘Meu sonho é terminar o Ensino Fundamental, estou conseguindo conquistar e está dando certo!’. São várias realidades e todas são acolhidas e respeitadas”, conta Caroline Rodrigues, orientadora da EJA, há 5 anos na Emefi Áurea Cantinho.

“Na escola temos carinho desde a entrada até a saída, com respeito às gerações e a bagagem de vida de cada um. Oferecemos aulas, atividades, merenda, amizade e oportunidades para os alunos”, frisa. 

Como se inscrever

Para se inscrever, o interessado deve ir até o local que oferece o segmento que deseja (confira a lista abaixo), informar seu RG, CPF, endereço residencial e, caso tenha iniciado os estudos, a última série/ano que estudou.  

A EJA tem dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Mais de 1.300 alunos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos na cidade. 

Estudantes da EJA 1 e 2 têm aulas presenciais em 10 escolas municipais durante o período noturno.

Já os alunos da EJA 1 das classes de Alfabetização podem se inscrever para aulas no período da manhã ou da noite, duas vezes por semana, nos novos Núcleos EJA em escolas municipais.

Desde abril de 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, tem investido para ampliar o atendimento da EJA no município, suprindo as necessidades do público específico, com novidades como a abertura do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). As ações fazem parte do plano de governo da administração municipal

Confira todos os locais no site da Prefeitura

Leia mais

Especial: EJA reúne histórias de sonhos e realizações


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×