Vicentina Aranha é atração do programa City Tour
27/06/2022 17:07
City Tour Vicentina
Patrimônio histórico da cidade, Parque Vicentina Aranha será atração do City Tour - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A programação do segundo semestre do City Tour será aberta no próximo sábado (2) com uma visita guiada pelo Parque Vicentina Aranha. Moradores e turistas poderão conhecer melhor a história do antigo sanatório a partir das 9h. 

O passeio é gratuito e inclui no roteiro visitas a várias atrações do parque, considerado patrimônio histórico de São José dos Campos.  Os participantes também terão a oportunidade de fazer uma trilha guiada pelos bosques do parque. 

Locais que se encontram em obras de restauração, como o Pavilhão Central, serão visitados apenas externamente. O passeio tem duração de cerca de 3 horas. 

Inscrições pelo e-mail

As inscrições para o City Tour serão feitas exclusivamente pelo e-mail do Departamento de Turismo: turismo@sjc.sp.gov.br É necessário informar o nome completo, RG, CPF, telefone para contato e qual cidade reside.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 12h de sexta-feira (1). As vagas são limitadas.

Patrimônio

O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). 

O Vicentina ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade. 

Sua inauguração ocorreu em 27 de abril de 1924 pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Era um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina e foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.

Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×