Sistema de monitoramento viário é referência para Valinhos
24/06/2022 18:02
Visitas SeMob
Representantes da Prefeitura de Valinhos durante visita ao CSI, comitiva veio à São José conhecer sistema de videomonitoramento viário - Foto: PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Representantes da Prefeitura de Valinhos estiveram em São José dos Campos nesta sexta-feira (24) para conhecer projetos e soluções voltados à inovação e tecnologia implantados no sistema de monitoramento viário da cidade. A comitiva visitou o núcleo da Secretaria de Mobilidade Urbana no CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

Integraram a comitiva o secretário de Mobilidade de Valinhos, coronel Redcliff Sierra dos Santos; a assistente técnica de transporte e trânsito, Fernanda da Silva Marinho; a diretora da Divisão de Transporte Público, Rosana Ramos da Silva Santos e a diretora do Departamento de Transporte e Trânsito, Giovania Ribeiro Santos.

A cidade de Valinhos faz parte da Região Metropolitana de Campinas e está localizada a cerca de 150 quilômetros de São José. A cidade possui cerca de 130 mil habitantes e possui uma frota de cerca de 106 mil veículos. Valinhos não possui sistema de videomonitoramento.

No CSI, o grupo foi recebido por representantes da SeMob que apresentaram o sistema de videomonitoramento dos veículos que trafegam pela cidade, além dos sistemas de busca por placas, programação semafórica e de monitoramento do transporte público.

O novo estacionamento rotativo, a frota elétrica da Guarda Municipal e obras como a Linha Verde e os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) também foram compartilhados com o grupo, que pretende levar ideias e projetos de São José para a cidade.

A Secretaria de Mobilidade de Valinhos estuda implantar um sistema de monitoramento eletrônico nos principais cruzamentos da cidade.