Camaronenses conhecem técnicas de piscicultura em São José
24/06/2022 16:25
Visita protocolar da Comitiva de Camarões. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 23-06-2022
Comitiva de Camarões participou de um encontro na Prefeitura - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Governança

Uma delegação de Camarões chegou a São José dos Campos nesta semana para adquirir técnicas modernas de cultivo de peixes e frutos do mar. É a quinta vez que a missão vem ao Brasil em busca de mais conhecimento, normalmente composta por empresários, profissionais e gestores de cidades.

Desta vez, prefeitos e gestores municipais de Yaoundé, a capital do país, e algumas cidades menores vieram a São José, acompanhados por representantes diplomáticos e dirigentes de entidades de promoção comercial. Formado por 15 pessoas, o grupo frequentou um curso de manejo na área de piscicultura e aquicultura. "Aqui eu ensino como cultivar a tilápia, desde a seleção das matrizes até o crescimento e desenvolvimento do peixe para a venda do cliente final", afirmou o piscicultor Claudiney Amaro, que é dono de uma propriedade na região norte e ministrou o treinamento.

Durante a estadia, os camaronenses aproveitaram para conhecer a cidade, tendo ficado bastante impressionados com o uso da tecnologia no setor público e a qualidade de vida no município. "São José dos Campos é uma referência mundial", disse o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Camarões, Thomas Tcheuffa. "Essa cidade proporciona para sua população uma qualidade de vida. Isso é o que a gente quer para nosso país."

Na quinta-feira (23), a comitiva fez uma visita de cortesia ao Paço Municipal, a sede da Prefeitura. O encontro serviu para trocar experiências e estreitar o relacionamento entre as cidades.