Conexão terá vacinação contra a covid-19 no domingo
21/07/2022 16:52
Conexão Juventude no Parque Ribeirão Vermelho no Urbanova
A ação é uma ótima oportunidade para a população completar a imunização - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, neste domingo (24), mais uma ação para que a população possa se vacinar e se proteger contra a covid-19. A vacinação acontece na edição especial do programa Conexão Juventude, em comemoração ao aniversário de 255 anos do município, das 14h às 19h, no Centro da Juventude, região sul da cidade.

Na última semana, foi iniciada a vacinação da quarta dose – segundo reforço – para pessoas com 35 anos ou mais. Os profissionais da saúde, tanto da rede pública quanto na privada (veja a lista abaixo), também já podem receber a dose.

A Prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos. A cidade, assim como o país, continua com baixa adesão das crianças e com faltosos nas doses de reforço.

Para receber as doses de reforço é preciso respeitar um intervalo de no mínimo 4 meses desde a última dose da vacina contra a covid-19.

Reforço para adolescentes

Todos os adolescentes de 12 a 17 anos já podem receber a 1ª dose de reforço da vacina contra a covid-19.

5ª dose de reforço

A Prefeitura iniciou em junho a aplicação da terceira dose de reforço para as pessoas com 50 anos ou mais que tenham imunossupressão (veja a lista abaixo) e para as pessoas com 40 anos ou mais que tenham recebido a dose única de Janssen.

Considerados como imunossuprimidos

I - Imunodeficiência primária grave
II - Quimioterapia para câncer
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids
V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune - Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)
VII-Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
VIII - Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

Considerados trabalhadores de saúde

Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais:
- Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, assim como os trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, serviços gerais, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, entre outros.
A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Pontos de vacinação durante a semana

- UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e às 13h até o esgotamento delas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade.
- Colégio Tableau, das 8h às 21h.
- Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h.
- Unidades do Laboratório Cipax do Vale Sul Shopping e Praça Afonso Pena, das 10h às 16h.