São José: 1ª da América Latina a ter pós em ensaios em voo
Atualizado em 14/07/2022 - 17:43
Ensaios de voo
Curso de Ensaios em Voo atendem a demanda voltada para o segmento aeronáutico na especialização de profissionais do setor - Foto: Divulgação

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Sede da Embraer e conhecida como capital brasileira do avião, São José dos Campos lançou voo inédito por outros horizontes.

A cidade é a primeira da América Latina a oferecer cursos de pós-graduação em Ensaios em Voo em uma instituição de ensino fora das Forças Armadas.

Destinado ao segmento aeronáutico e também ao mercado civil, o curso forma sua primeira turma em agosto. O segundo grupo de estudantes iniciou os estudos no mês passado.

A iniciativa inédita é uma parceria acadêmica entre o Centro Universitário ETEP e a empresa Sirius Flight. Com carga horária mínima de 360 horas e duração média de 15 meses, o curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e a emissão do diploma é feita pela ETEP.

Simuladores de voo estão localizados na Sirius, dentro das instalações da ETEP, em São José

Segundo o diretor do curso, Luiz Munaretto, no mundo existem poucas escolas voltadas para esse mercado.

A maioria delas, direcionadas para Forças Armadas, destacando-se no mercado militar as escolas da Força Aérea e da Marinha dos Estados Unidos, além de outras na França, na Inglaterra e na Índia.

Em São José, a Força Aérea Brasileira, através do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo) do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) também oferece o curso, mas voltado exclusivamente aos militares.

“Identificamos que existe uma necessidade de pilotos e engenheiros de ensaios em voo treinados, não só em fabricantes de aeronaves, como também empresas de aviação comercial e de táxis aéreos de grande porte”, disse Munaretto.

Os cursos são destinados a engenheiros e pilotos com experiência, mas também a profissionais de outras áreas que de alguma forma buscam se envolver com ensaios em voo.

Segundo o coordenador, os cursos englobam a parte teórica e prática.

“Um destaque nas pós-graduações em Ensaios em Voo e no Curso de Piloto de Ensaios em Voo é que, além da parte teórica, todos os alunos têm experiência prática em modernos simuladores da aviação comercial além de aviões de caça.  Adicionalmente, os alunos têm experiência prática em aviões ou helicópteros, dependendo da opção realizada”, afirmou.