Comitiva de Jundiaí aprova fiscalização ambiental joseense
13/07/2022 17:11
Comitiva da Prefeitura de Jundiaí conhece o Programa Observa. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 12-07-2022
Os servidores jundiaienses foram recebidos no Paço Municipal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Sete integrantes de equipes técnicas e gestoras da Prefeitura de Jundiaí estiveram em São José dos Campos na terça-feira (12) para conhecer o sistema de fiscalização ambiental no município. Realizado por meio do programa Observa, o monitoramento por satélite detecta alterações em áreas críticas do município, visando coibir desmatamento, parcelamento irregular do solo, construções irregulares em áreas ambientalmente protegidas e outras infrações.

Os servidores jundiaienses foram recebidos no Paço Municipal e dialogaram com os colegas joseenses sobre o funcionamento da plataforma do projeto, cujas imagens auxiliam nas ações fiscais de combate às atividades que provocam danos ao meio ambiente. Depois eles visitaram a Visiona, responsável pela execução do serviço, que apresentou as soluções aeroespaciais desenvolvidas e outras parcerias com empresas do setor.

Conforme mensagem por e-mail, a delegação aprovou o modelo, que é pioneiro no Brasil. "A equipe de técnicos gostou de conhecer o projeto Observa e a empresa Visiona, agora precisa buscar apoio e alinhamento interno para viabilizar isso em Jundiaí", disse Cassiano Scarabelin, integrante da comitiva responsável pelo setor de geoprocessamento.

Por meio de modernos sistemas de geoprocessamento, o Observa fornece relatórios periódicos sobre alertas e detecção de mudanças na área do município. Após análises técnicas, as alterações procedentes são objeto de ação fiscal e outras providências. O projeto tem ainda um caráter educativo, com orientações aos proprietários rurais sobre os critérios ambientais no uso e ocupação do solo, licenciamento e regularização de obras.

Delegação conheceu o programa Observa | Foto: Claudio Vieira/PMSJC