Nova escola do Santa Hermínia acolhe estudantes e familiares
01/07/2022 17:05
Emefi Profª Teresinha Araújo - Nova escola do Sta Hermínia é aprovada pela comunidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 01-07-2022
Aberta desde fevereiro, a Emefi Terezinha Araújo tem capacidade para atender 900 alunos do 1º ano 9º ano - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A comunidade escolar do Santa Hermínia e adjacências, na região leste, recebeu no início deste ano letivo, em fevereiro, uma nova escola. Com o prédio e as instalações, surgiram também diversas oportunidades, sonhos e o início de uma história para todos na Emefi Terezinha Araújo.

Moradores e familiares de estudantes foram acolhidos pela equipe da unidade escolar e atuam como parceiros em prol da educação pública de qualidade.

Amizade e aprendizado

Os irmãos Caio Henrique e Livia Santos Alves, respectivamente de 9 e 11 anos, moram pertinho da escola e destacam o que mais gostam: “Aqui a gente faz e tem muitos amigos.”

Aluna do 6º ano, Livia ama ler. Ela conta que se sente feliz na sala de leitura e aprova as aulas e a equipe de professores. “Eu consigo acompanhar as matérias que antes tinha dificuldades e consegui ter mais amigos. Gosto, principalmente, das aulas de educação física, matemática e ciências.”

Caio, que está no 4º ano, gosta de ciências e educação física. "Vou levar lembranças da escola e dos meus amigos para o futuro.”

Se as crianças estão felizes e seguras na escola, os pais, Thiago e Tatiane Aparecida ficam tranquilos e satisfeitos. “A escola é muito importante porque é perto de casa, já que moramos no bairro, e pela qualidade de ensino, porque as escolas da Prefeitura sempre foram referência", afirma o pai. "Ter uma nova escola aqui trouxe benefícios e desenvolvimento que ajudam a comunidade.”

“Acho essa escola de extrema importância para as crianças e para a região. É próxima de casa, temos acesso fácil, tudo novinho e de muita qualidade, com uma equipe empenhada em acolher e fazer o melhor”, destaca Tatiane.

“A rede de ensino municipal pode desenvolver um trabalho diferenciado em cada escola e comunidade', diz o professor Caio Naves Tardelli, das disciplinas história e geografia. "A convivência aqui tem sido muito boa, com envolvimento e parceria dos pais e familiares dos alunos. Os estudantes estão envolvidos nos projetos e eventos da escola, e isso reflete todo trabalho feito em equipe.”

Investimento em educação

Em São José dos Campos, educação é prioridade. A Prefeitura investiu mais de R$ 9 milhões na construção da Emefi Terezinha Araújo, que tem 15 salas de aula, laboratório, playground, sala de informática, quadra poliesportiva, pátio coberto com palco, sala de recuperação intensiva, sala de leitura, sala da educação especial e inclusiva, além de área administrativa e de serviços, com ampla cozinha e refeitório, estacionamento coberto e demais espaços de uso comum.

A unidade escolar pode atender até 900 alunos do 1º ao 9º ano. Atualmente, cerca de 500 estudantes estão matriculados do 1º ao 6º ano. O prédio moderno está localizado ao lado do Cedin Sylvio de Barros Bindão.

Homenagem

A escola leva o nome de Terezinha Araújo, docente de Jundiaí do Sul, que iniciou a carreira no Paraná, onde cursou magistério e licenciatura em ciências na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio. Lá ela lecionou até 1996, quando mudou-se para São José dos Campos.

No município, Terezinha ensinou nas escolas estaduais João Morotti Filho (Bom Retiro), Dorival Monteiro de Oliveira (Novo Horizonte), João Ferreira dos Santos (Jardim Cerejeiras) e na Emef Antônio Palma Sobrinho (Parque Nova Esperança).

Conhecida, amada e respeitada pelos alunos e colegas de trabalho, a professora Terezinha deixou como marca a alegria e o trabalho compromissado.

Mãe e avó, morou por mais de 20 anos no Novo Horizonte (região leste), onde estreitou laços de amizade na comunidade local.