Ação da Prefeitura leva conforto e dignidade para as pessoas
Atualizado em 01/07/2022 - 16:17
Entrega de Cadeiras de Roda no Campo dos Alemāes
Foram investidos R$ 1,5 milhão na compra de 333 cadeiras e 57 próteses - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos tem comprado cadeiras de rodas e próteses para moradores do município que esperam há anos pelos equipamentos. A ação tem levado mais conforto e dignidade para as pessoas.

Ao todo, foi investido R$ 1,5 milhão na aquisição de 333 cadeiras – 218 de rodas e 115 para banho – e 57 próteses, que vão beneficiar 257 pessoas.

A compra zera a fila de espera por prótese e a de cadeiras de rodas e de banho até outubro do ano passado, quando foi iniciado o processo.

Iniciada em março, a entrega das cadeiras está na retal final, restando apenas 8 unidades. Na maioria dos casos, os beneficiados não puderam comparecer às unidades de reabilitação da Prefeitura para a retirada. Por isso, recebem em casa os equipamentos.

Foi o caso de Marlon Breno de Souza Lara, de 27 anos, que mora com a mãe, Rosa Moreira de Souza, de 45 anos, no Campo dos Alemães (região sul). Na quinta-feira (30), ele recebeu equipes da Prefeitura e da empresa que produz as cadeiras de rodas para a medição do equipamento.

Neste projeto, cada cadeira é personalizada de acordo com a necessidade do usuário. “Essa técnica que eles usam pra inflar e moldar no corpo da criança e adulto é ótima, a cadeira fica ajustada às condições do Marlon”, disse Rosa, que aguardava há cerca de cinco anos pela cadeira. “Essa cadeira dá mobilidade e o mínimo de dignidade para o Marlon almoçar e comer sentado, porque ele tem comido deitado. Vai ter mais mobilidade para ir ao médico ou sair aqui no bairro.”

A cadeira que era utilizada por Marlon tem 18 anos de uso. “A atual não tem cinto mais, eu amarro ele com um lençol, vai escorregando, correndo risco de cair, o freio está ruim”, explica a mãe, que agradece o atendimento que recebe na URS (Unidade de Reabilitação Sul). “O atendimento da equipe tem sido bom, o pessoal é nota 10”, finaliza.

Agora, a cadeira do Marlon passará pelas alterações necessárias e deve ser entregue personalizada às suas necessidades na próxima semana, assim como todas as outras oito restantes.
As entregas das próteses também já foram iniciadas, com as seis primeiras na última quinta-feira (23) e outras 18 previstas para a próxima semana.