Casas do Idoso e Cefe reforçam vacinação neste sábado
Atualizado em 14/01/2022 - 11:45
Vacinação para 39 anos ou mais na Casa do Idoso Sul
Vacinação contra a covid na Casa do Idoso Sul; as quatro unidades, onde foram aplicadas 363.451 doses em 2021, voltam a reforçar a imunização neste sábado junto com o Cefe - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai reforçar a vacinação contra a covid-19 neste sábado (15), com aplicação da primeira, segunda e terceira doses, das 8h às 12h, nas quatro Casas do Idoso (Centro, Sul, Leste e Norte) e no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte. É mais uma ação da Prefeitura para que a população conclua a vacinação contra a doença.

Para quem for tomar segunda e terceira doses, é obrigatória a apresentação de carteira de identidade, CRA (Cadastro de Regulação Ambulatória) e carteira de vacinação de São José atestando aplicação das doses anteriores.

Em São José dos Campos, mais de 40 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o coronavírus, a maioria jovens entre 12 e 29 anos, e 170 mil já podem tomar a 3ª dose/dose de reforço. Os dados são do relatório de faltosos do Vacivida, sistema do governo do Estado de São Paulo.

O município está com um bom índice de vacinados. No entanto, é importante que a população complete a imunização e fique ainda mais segura contra a doença. Atualmente, 97,8% tomaram a primeira dose, 93,8% a segunda e 32,9% a terceira ou dose de reforço.

A população deve ficar atenta à data de retorno para a imunização, já que houve uma redução de cinco para quatro meses para a dose de reforço. Ou seja, se uma pessoa recebeu a segunda dose de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca, em 14 de setembro de 2021, por exemplo, já está apta a receber a dose de reforço.

Caso algum morador de São José tenha se vacinado em outro município é importante que informe em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve da cidade.

Por conta da vacinação, as Casas do Idoso irão fechar uma hora mais cedo nesta sexta-feira (14), às 16h, para a organização dos espaços, e abrir uma hora mais tarde na segunda-feira (17), às 9h, para limpeza e organização para o retorno das atividades com os idosos.

Vacina salva vidas

Vale lembrar que a imunização salva vidas e tem sido o melhor caminho para vencer o coronavírus. Em São José dos Campos, 14 dias após completarem a vacinação, apenas 0,62% das pessoas contraíram a covid-19, enquanto 0,03% precisaram ser internadas e 0,021% vieram a óbito.

Em São José, atualmente a vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira nas UBS’s Resolve, das 8h às 17h, no Colégio Tableau, das 8h às 21h, e com o Vacimóvel, o carro da vacina que tem ido aos bairros de quarta-feira a sexta-feira, sempre das 17h às 21h.

Vacinação neste sábado

Casas do Idoso

Horário: Das 8h às 12h

Doses: Primeira, segunda e terceira (reforço)