CEP digital beneficia moradores e proprietários da zona rural
Atualizado em 27/12/2022 - 17:00
Rotas rurais
Mapeamento das estradas permitirá rápida localização das rotas de acesso por meio de aplicativos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Os endereços das unidades de produção agrícola e estradas rurais de São José dos Campos serão mapeados nos próximos meses, com a criação do CEP digital. Com apoio da Prefeitura, a iniciativa faz parte do programa Rotas Rurais, uma parceria entre o Governo do Estado e o Google, que visa agilizar o acesso às propriedades dos serviços fundamentais, como saúde e segurança, melhorando o deslocamento e a logística.

Nesta terça-feira (27), uma equipe do Governo Estadual esteve no Paço Municipal para iniciar a implantação do programa. Os representantes entregaram os dados geográficos das unidades de produção agrícola e disponibilizaram o acesso às plataformas.

O Rotas Rurais reunirá na mesma plataforma os endereços digitais da zona rural do Estado. Esses dados ficam disponíveis aos órgãos estaduais e municipais, fornecendo também um acervo de imagens das porteiras das propriedades e entradas dos estabelecimentos.

O programa atribui o endereço codificado (plus codes), com disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos, permitindo rápida localização da propriedade rural e das rotas de acesso por meio de aplicativos como o Google Maps e Waze.