São José e a chinesa Taishan preparam acordo de cooperação
Atualizado em 21/12/2022 - 21:24
Reunião com representantes da Cidade de Taishan na China. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-12-2022
Encontro aconteceu nesta quarta-feira, no Paço Municipal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Gabinete

Estimular o intercâmbio de experiências, ações e projetos tecnológicos. Essa e outras vantagens fazem parte do futuro acordo de cooperação entre São José dos Campos e Taishan (China). As propostas do termo foram apresentadas nesta quarta-feira (21), durante encontro de lideranças das duas cidades.

O acordo, entre municípios com características semelhantes, visa facilitar eventuais acordos de cooperação tecnológica e de desenvolvimento econômico, além de potencializar programas de intercâmbio turístico, cultural e esportivo.

Taishan está localizada a sudoeste da região de Jiangmen, província de Guangdong –a mais populosa entre as províncias chinesas. Por estar inserida em uma das regiões economicamente mais dinâmicas da China, sua geoeconomia se assemelha a de São José dos Campos. A cidade possui população de 950 mil habitantes.

Sob o aspecto econômico, a celebração do futuro tratado de cooperação com Taishan é oportuno para São José dos Campos. Na região de Jiangmen, a produção de máquinas e equipamentos, eletrodomésticos, têxteis, motos, alimentos, sintéticos químicos, papel e aço inoxidável formam um arranjo industrial promissor para o estabelecimento de negócios.

O parque industrial da região onde Taishan se insere também poderá oportunizar a inserção do ecossistema joseense de inovação. A celebração do termo entre as cidades também vai beneficiar o turismo, fomentar negócios, potencializar pesquisas tecnológicas e aprimorar a competitividade do esporte local, uma vez que o centro de alta performance do voleibol na China está localizado em Taishan.


Lideranças de Taichan também participaram da reunião virtualmente


MAIS NOTÍCIAS
Gabinete

×