Prefeitura promove exposição para destacar beleza negra
29/04/2022 17:31
São José ganha Centro de Referência Afrobrasileira. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 19-11-2021
"Beleza dos Tons" pode ser vista na Câmara até 6 de maio - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Centro de Referência Afro-Brasileira, promove a exposição fotográfica Beleza dos Tons, que fica na Câmara Municipal até a próxima sexta-feira (6 de maio). O público poderá conferir 20 imagens de mulheres negras, captadas pela fotógrafa joseense Larissa Isis.

A mostra foi idealizada como meio de fortalecimento de ações afirmativas, empoderamento e combate ao racismo. "O objetivo é apresentar ao público a pluralidade da mulher negra e sua real beleza nos mais variados tons", disse a assessora de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Edna Gomes. "A mensagem é de que melanina a mais, melanina a menos, a pele negra é diversa e linda", completou.

Beleza dos Tons tem caráter itinerante. Os interessados podem entrar em contato com os responsáveis pelo Centro de Referência Afro-Brasileira pelo telefone 3909-2626.

Centro de Referência

O Centro de Referência Afro-Brasileira foi implantado em novembro de 2021 e ocupa grande parte do andar térreo da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (Rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, na região central de São José).

Sua missão é promover a cultura afro-brasileira no município e incentivar o diálogo sobre igualdade racial e defesa de direitos para a população negra e o combate à discriminação e à intolerância.

É composto por sala de formação, onde são realizadas oficinas, cursos, rodas de conversa e palestras e sala de manifestação artística e cultural para realização de eventos.

Já na sala de atendimento, as pessoas podem se informar, debater e propor políticas públicas de igualdade racial, além de relatar casos de racismo e discriminação para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Igualdade racial

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, com ações e eventos ao longo de todo o ano.

O objetivo é desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial e assessorar as secretarias municipais na execução destas políticas, promovendo a igualdade e a proteção dos direitos de pessoas e grupos étnico-raciais afetados pela discriminação, preconceito e demais formas de intolerância.

Estimula também o acesso e a inclusão no mercado de trabalho, desenvolve o empreendedorismo e realiza programas para ampliar a visibilidade e melhorar as condições de vida da comunidade negra do município.

Conselho

São José possui ainda o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.