Gestão das árvores em São José conquista selo de órgão da ONU
Atualizado em 19/07/2022 - 16:03
Árvores cadastradas com QR Code na Praça Ulisses Guimarães
Cadastramento digital do patrimônio arbóreo foi uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de São José - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Pelo terceiro ano consecutivo, São José dos Campos integra o grupo de cidades que se destacam pela excelência na arborização urbana. O município recebeu o selo do programa Tree Cities of the World, cuja lista dos contemplados em 2021 foi anunciada neste mês pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Fundação Arbor Day.

Ao redor do mundo, são 138 municípios de 21 países agraciados com o título, que reconhece os governos locais que promovem a boa gestão do patrimônio arbóreo na área urbana. Barcelona (Espanha), Milão (Itália), Nova York (Estados Unidos) e Toronto (Canadá) são algumas dessas localidades. No Brasil, foram selecionadas outras 7 cidades além de São José.

Em 2020, foram 120 centros urbanos incluídos no Tree Cities, que foi criado em 2019. São José dos Campos teve o reconhecimento em todas as três edições do programa.

Esse reconhecimento internacional exalta o trabalho de São José na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnica e educação ambiental, alem da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas arvores cadastradas no portal Geosanja.

Por todas as regiões da cidade, são mais de 80 mil árvores existentes nas calçadas. Elas melhoram a qualidade do ar, refrescam o ambiente, servem de barreira para ruídos e embelezam ruas, avenidas, praças e parques. Mais informações sobre o patrimônio arbóreo na página arvores.sjc.sp.gov.br e no mapa disponibilizado no sistema Geosanja.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×