São José abre inscrição para castração gratuita de cães
Atualizado em 07/04/2022 - 17:59
Castramóvel na Escola Municipal Profa Véra Babo de Oliveira. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-10-2021
Procedimentos serão realizados no sábado (9) e domingo (10), das 8h às 18h - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos está com inscrições abertas para a castração gratuita de cães através do programa Meu Pet Feliz, com o auxílio do Castramóvel, no Jardim da Granja. Abertas no início desta semana, ainda restam 195 vagas para cães com até 20Kg.

As inscrições são presenciais e podem ser feitas até o dia 8, sempre das 9h às 15h30, na Emef Professora Maria Nazareth Moura Veronese, localizada na Praça Columba, 45. Podem participar animais de todas as regiões do município.

Haverá a distribuição de senhas até o esgotamento das vagas e os procedimentos serão realizados no sábado (9) e domingo (10), das 8h às 18h. As inscrições para cães com mais de 20kg e gatos já foram preenchidas.

Critérios

Podem se inscrever maiores de 21 anos. É preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.

Quem tem mais de 60 anos precisa indicar um condutor com idade inferior para conduzir o animal no dia da cirurgia e ter condições físicas de carregá-lo sob efeito de anestésico no pós-operatório.

Animais

Os animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.

Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

No dia, serão castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos e gatos de 4 meses a 8 anos. Cães com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.

Observações

Poderão ser castrados até dois animais por CPF. Cada inscrito deve levar a própria garrafa de água e caneta esferográfica azul. É recomendado o uso de máscara no local e o distanciamento de dois metros deve ser mantido.

Não será permitida a entrada de crianças e jovens com menos de 21 anos. Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 120 dias.

Não serão castrados cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado), cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, gatos persa, e outros.

Balanço

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 15.586 castrações, sendo 7.924 fêmeas caninas, 4.421 machos caninos, 2.049 fêmeas felinas e 1.192 machos felinos. Desse total, 3.814 foram feitas pelo Castramóvel.

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.