Roda de conversa tem foco na saúde dos jovens
24/09/2021 18:02
Saúde do adolescente e jovem
Roda de conversa acontece nesta segunda-feira (27), via zoom, das 14h às 17h - Foto: PMSJC

Sheila Faria

*Colaboração da estagiária Rafaela Oliveira

Profissionais da Prefeitura de São José dos Campos participam na segunda-feira (27) da “Roda de Conversa com Adolescentes e Jovens: Como me reinvento?”, via zoom das 14h às 17h. O evento terá a participação dos adolescentes trocando experiências de vida durante a pandemia.

Com apoio da Secretaria de Saúde de São José, a roda de conversa faz parte do 12° Seminário Regional de Promoção de Saúde e de Cultura de Paz, com o tema “Cultura de Paz: uma nova forma de ser e agir”.

A atividade é uma referência ao Dia Nacional da Saúde do Adolescente, comemorado no último dia 22, criado para marcar a importância da saúde dos jovens. A data também lembra a importância desse grupo ter o apoio de uma rede integrada de saúde.

Em São José, a rede pública de saúde oferece ações de acolhimento, promoção da saúde, prevenção de risco, assistência e reabilitação. O adolescente pode ser atendido mesmo estando desacompanhado de responsáveis.

Faz parte dessas ações o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico e psicossocial. Para educação, o município oferece Caderneta de Saúde do Adolescente com orientações sobre saúde do corpo, mental, bucal, sexual e reprodutiva.

São disponibilizados testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis, preservativos e métodos contraceptivos, como anticoncepcionais (pílulas e injetáveis), DIU, pílula do dia seguinte e outros.

Também são oferecidos teste de gravidez e acompanhamento de pré-natal, parto e pós-parto, assim como vacinas para essa faixa etária (HPV, meningocócica C, hepatite B e outras). Sobre prevenção ao uso de álcool e drogas, são feitas ações específicas.

A proposta é reforçar a promoção dos direitos humanos, cultura de paz e prevenção de violência em parceria com outras secretarias, incluindo assistência às vítimas.

Serviço

Para participar da roda de conversa acesse o zoom com a chave ID: 828 2529 7386 e a senha: 423719.