Levantamento para certificação da Cidade Inteligente chega a 50%
24/09/2021 11:13
Cidade Inteligente 50%
São José será o primeiro município brasileiro a ser certificado como Cidade Inteligente com selo ABNT - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura São José dos Campos já realizou o levantamento de mais da metade dos indicadores dentro do processo de certificação do município como Cidade Inteligente.

As três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization) aplicadas para a mensuração na metodologia de certificação possuem um total 276 indicadores diferentes.

A Prefeitura de São José já realizou o levantamento de 141 indicadores. O trabalho vem sendo feito em parceria com o Parque Tecnológico, que firmou acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para certificação de cidades inteligentes no Brasil.

Além dos dados, estão sendo juntados documentos, fotografias e outras evidências para comprovar que o município atende determinado indicador.

Do total de indicadores já apresentados pela Prefeitura, 42 já estão de posse da ABNT que deverá iniciar a análise e validação das informações nos próximos dias.

Antes de serem avaliados, os dados também passam pelo crivo da consultoria Smart Frees, especializada em cidades inteligentes, que atua em parceria com a ABNT no processo.

A expectativa é que o processo de certificação seja concluído até o final do ano, com São José dos Campos se tornando o primeiro município brasileiro a ser certificado como Cidade Inteligente, de acordo com as três normas internacionais utilizadas em todo o mundo para a validação.

Atualmente, apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação pelo WCCD (World Council on City Data), que liderou o desenvolvimento e a implementação de três padrões internacionais sobre dados de smart cities.

A normatização de Cidade Inteligente com base nos padrões ISO e com selo ABNT é inédita no Brasil. São José fez parte do projeto piloto e foi escolhida para iniciar o atual processo de aplicação da metodologia internacional e da certificação.

A ABNT é membro fundador da International Organization for Standarlization, sendo sua representante exclusiva no Brasil.

Como organismo certificador acreditado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, a ABNT possui credibilidade para realizar certificações em todo o território nacional, atendendo aos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

O processo de certificação é conduzido por uma entidade de terceira parte, totalmente independente de setor público ou privado.

Além de Cidade Inteligente, São José também participa do processo de certificação de Cidade Sustentável e Cidade Resiliente

Cidade Inteligente

São José dos Campos investe em tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantindo o desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo a inclusão, a aproximação e conectividade dos moradores.

O conceito de Cidade Inteligente está presente em todas as áreas da gestão pública, como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

Entre os indicadores já levantados pela Prefeitura e apresentados à ABNT para validação, estão dados sobre a economia municipal, implantação da iluminação LED, números de veículos de baixa emissão registrados na cidade (100% da frota da Guarda Municipal está equipada com carros elétricos) e vias cobertas por informações de tráfego e alertas, caso dos semáforos inteligentes.

Também são consideradas iniciativas importantes para validar São José como Cidade Inteligente e sustentável, o Centro de Segurança e Inteligência, com a instalação de 1.000 novas câmeras com reconhecimento facial, a Linha Verde, corredor sustentável de transporte público, monitoramento por satélite de todo o território municipal, consulta de medicamentos pela internet, entre outras ações.

Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento.

O processo de certificação vai ajudar também a cidade a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos.

Metodologia

A metodologia para a certificação leva em consideração um total de 276 indicadores presentes nas três normas internacionais ISO: 37120, 37122 e 37123.

Do total de indicadores, 128 são relativos a temas ligados a cidades sustentáveis, serviços urbanos e qualidade de vida (ISO 37120), 80 indicadores se referem a dados de cidades inteligentes (ISO 37122) e outros 68 guardam relação com as cidades resilientes (preparadas para desastres e situações de risco - ISO 37123).

No caso da norma ISO 37120, as cidades são classificadas em 5 níveis diferentes. Os mais altos são o padrão ouro, quando se atinge entre 75 e 89 indicadores dos 128, e o padrão platinum, quando se cumpre entre de 90 a 104 indicadores.

No segundo momento, também serão avaliados o nível de maturidade dos indicadores aprovados.