Centro de Educação Ambiental produz mudas para comunidade
22/09/2021 15:05
Cultivo de Mudas no Pq da Cidade
As mudas produzidas abastecem o Programa de Hortas Urbana em diversas regiões da cidade - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Até parece um berçário. E, na verdade, é. No Centro Municipal de Educação Ambiental, as cerca de 400 mudas produzidas abastecem o Programa de Hortas Urbana em escolas, UBSs (Unidade Básica de Saúde) e hortas comunitárias espalhadas pelo município.

Localizado no Parque da Cidade, em Santana, o Centro Municipal de Educação Ambiental conta com horta educativa, meliponário de abelhas nativas sem ferrão, central de compostagem, biblioteca temática, espaço para as mudas e nascente modelo.

O estagiário de biologia Theos Apolo destaca as atividades no local como importante aliado na propagação do uso das Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) na alimentação.

“É importante trazer de volta o contato da população com as Pancs, por meio da educação ambiental. Eu amo os trabalhos aqui. Sou da área de biologia e esse contato com a natureza é gratificante”, completou.

Além dos estagiários de biologia e servidores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, os canteiros, com plantas verdinhas e saudáveis, recebem os cuidados de uma equipe do Programa Pró-Trabalho da Prefeitura.

“A gente rastela, tira o matinho, faz mudinha, cuida da beleza da horta”, disse Vanessa Ribeiro, do Programa Pró–Trabalho.

Meliponário

O Centro Municipal de Educação Ambiental conta ainda com um meliponário de abelhas nativas sem ferrão.

As abelhas nativas vivem em grandes comunidades. São responsáveis pela polinização de frutas, vegetais e da flora. Dessa forma, têm participação importante na manutenção das florestas.

Além da prestação de serviços ambientais, pode ser fonte de renda, com a comercialização de seus produtos, como mel e pólen. Inofensivas, as abelhas nativas sem ferrão são fundamentais para o meio ambiente.

Abelhas sem ferrão

As abelhas, de forma geral, são consideradas elementos de extrema importância para a manutenção da vida no planeta. As abelhas sem ferrão, que no Brasil tem mais de 400 espécies, são responsáveis pela polinização de até 90% das árvores nativas. Se estas abelhas desaparecerem também poderão desaparecer um número significativo de árvores nativas do Brasil.

O Brasil possui o maior percentual destas abelhas, que ocorrem também nas áreas urbanas, nos muros, troncos de árvores e casas. Totalmente inofensivas para o ser humano, as abelhas sem ferrão polinizam as plantas produzindo alimentos além do mel com propriedades medicinais incríveis.

Além do Parque da Cidade, algumas escolas municipais já contam com colmeias de abelhas sem ferrão. A iniciativa que faz parte do Projeto de Educação Ambiental do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismos e Sustentabilidade, tem como objetivo estender as colmeias para todas as regiões da cidade, ajudando na preservação das consideradas amigas extraordinárias da natureza.