Dia Mundial sem Carro terá ação regional e passeio ciclístico
21/09/2021 11:50
Semana Nacional do Trânsito na Av. Andrômeda
As atividades integram a programação da Semana Nacional de Trânsito - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, uma ação educativa em conjunto com outros municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e três passeios ciclísticos noturnos. As atividades integram a programação da Semana Nacional de Trânsito.

Por isso, nesta quarta-feira será realizada uma operação pedestre a partir das 12h em diversas cidades a RMVale. A iniciativa visa fortalecer o trabalho regional de educação no trânsito e preservar vidas. Em São José, a ação irá acontecer na travessia elevada da rua Rubião Júnior, no Centro, próximo ao Calçadão.

Além da operação pedestre, serão realizados três passeios ciclísticos noturnos em São José, com concentração a partir das 19h e saída prevista às 19h30. As atividades irão acontecer no Parque industrial, região sul, distrito de Eugênio de Melo, região leste, e Urbanova, região oeste (veja os endereços abaixo).

Os percursos terão cerca de cinco quilômetros e os passeios serão uma ótima oportunidade para um momento de lazer com a família e amigos. Os trajetos terão o apoio dos agentes da mobilidade para a segurança dos ciclistas.

Semana Nacional de Trânsito

Neste ano, o foco da campanha será os pedestres, usuários mais vulneráveis das vias públicas. O objetivo é mostrar os pedestres são respeitados nos municípios e também melhorar a relação entre eles os demais condutores, principalmente nas travessias não semaforizadas.

21/9/2021
Ação educativa no Colégio Joseense, das 9h às 14h
Rua Yoshikatsu Iida, 08 - Sol Nascente

22/9/2021
Dia Mundial sem Carro
Ação integrada com os municípios do RMVALE, das 12h às 13h30
Local: Travessia elevada da rua Rubião Júnior

Operação Pedestre nas regiões norte, oeste e leste.

Três passeios ciclísticos noturnos, a partir das 19h
Locais:
Praça na rua Goiânia, próximo ao nº 72, Parque Industrial
Poliesportivo de Eugênio de Melo, rua Ambrósio Molina
Parque Ribeirão Vermelho, avenida Maria de Lourdes Friggi, Urbanova

23/9/2021
Operação Ciclista, das 9h às 10h30 e 14h às 15h30
Local: Avenida Lineu de Moura

24/9/2021
Ação de conscientização nos bares, das 20h às 23h59

25/9/2021
Blitz em parceria com a PM, das 20h às 23h59
Local a definir
Operação Pedestre, das 9h às 10h30, no Calçadão.