Indsat revela que população aprova novidades da Educação
25/10/2021 18:02
Campanha Volta às Aulas 2021 da Secretaria de Educação na Emef Professora Elizabete de Paula Honorato Jd. Mariana I. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-02-2021
O destaque no levantamento de outubro do Indsat é para a maior aprovação (63,6%) observada desde o final do ano passado e a menor rejeição no mesmo período - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A educação de São José dos Campos teve destaque no levantamento de outubro do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), alcançando a maior aprovação popular desde o final do ano passado e a menor rejeição no mesmo período. O serviço atingiu neste mês 63,6% de ótimo e bom e somente 9,6% de ruim e péssimo. 

Segundo a pesquisa, a avaliação atual apresenta evolução significativa na comparação com os meses anteriores. Os índices positivos (bom e ótimo) foram de 45,6% em novembro de 2020. Em 2021, chegaram a 44,5% em fevereiro, 49,9% em abril, 48,3% em julho e agora, em outubro, subiram para 63,6%.

Em relação aos índices de reprovação (ruim e péssimo), somaram 12,5% em novembro de 2020. Em 2021, alcançaram 24,7% em fevereiro e 25,9% em abril, caindo para 13,6% em julho. Em outubro, a reprovação teve queda ainda maior, chegando a 9,6%, o menor patamar desde novembro de 2020.

Ranking

A Educação está em 8º lugar no ranking doméstico do Indsat, que analisa os 16 setores públicos de São José dos Campos, considerada Cidade de Grande Porte (CGP). Na avaliação geral das CGPs, a educação joseense está acima da média do agrupamento, de 638 pontos, alcançando 710 pontos e alto grau de satisfação. 

A avaliação foi realizada por 600 moradores maiores de 16 anos. O Indsat considera margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%. Saiba mais no site do Indsat .

Metodologia

Enquanto o grau médio de satisfação se refere aos setores que conquistam entre 500 e 649 pontos, o alto grau é a classificação exclusiva dos segmentos que registram entre 650 e 799 pontos. A partir de 800 pontos, a área passa a ser classificada com grau de excelência.  

Todo município brasileiro pode participar dos estudos trimestrais de avaliação administrativa do Indsat. São 16 serviços públicos avaliados por trimestre, além de pesquisas para deputado, prefeito, governador e presidente da República. 

#aescolatáon

Em São José, as aulas presenciais acontecem desde o início do ano letivo, em 8 de fevereiro último, seguindo o protocolo do Plano São Paulo do governo do Estado e com inovações e investimentos como:

Programa Educação 5.0: 

• O programa da rede municipal lançado neste ano possui diversas ações para acesso de estudantes e professores às novas tecnologias para a Educação. A tecnologia tem sido integrada ao desenvolvimento dos alunos para uma formação completa, inovando nos equipamentos, espaços e ferramentas. 

• Entre as inovações estão: acesso às contas educacionais e aplicativos Google, atividades do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) à disposição das escolas, distribuição de chips de internet aos que mais precisam, entrega de chromebooks para professores e o portal edusjc, entre outras. 

Programa Recupera:

• As 48 escolas municipais de São José dos Campos oferecem o programa Recupera. Com aulas de recuperação intensiva e paralela, além da Jornada Recupera com plantões aos sábados, o novo programa vai intensificar as ações pedagógicas a fim de minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos.

• O Recupera faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e conta com 91 novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas.

Abertura da Escola de Formação do Educador:

• Iniciativa inédita na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), a Escola de Formação do Educador foi aberta neste ano para formação, capacitação e aperfeiçoamento de professores, gestores e equipes escolares da rede municipal, segundo a Lei Municipal 10.293/2021. 

Implantação do Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA): 

• As ações contam com cerca de 500 novas vagas para munícipes que têm a partir de 15 anos de idade em 10 núcleos para alfabetização e no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

Para conhecer outras ações e melhorias na área de Educação, confira aqui


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×