Portal Árvore disponibiliza laudo para a população
22/10/2021 11:23
Cadastro Arbóreo  30/07/2020
Aproximadamente 16 mil árvores já receberam as placas de identificação QRCode, com informações como nome popular, nome científico, altura, diâmetro, coordenadas de localização e fotografias pode ser consultadas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A partir de agora, todos os munícipes podem consultar o laudo das vistorias das árvores de áreas públicas de maneira completa, incluindo espécie, altura, condição, presença de ninhos, se a estrutura está comprometida e muito mais. Tudo pelo Sistema Árvores, no site da Prefeitura, uma ferramenta moderna e com tecnologia de ponta.

Disponível para consulta da população, todas as vistorias das árvores, a partir de setembro de 2021, terão o laudo gerado pelo sistema, criando assim uma espécie de prontuário.

Essa é mais uma etapa do Sistema Árvores que possibilita o cadastramento do patrimônio arbóreo público existente em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes da cidade.

QRCode

Aproximadamente 16 mil árvores já receberam as placas de identificação QRCode, que podem ser visualizadas no mapa do município por meio do Geosanja. Informações de cada árvore, como nome popular, nome científico, altura, diâmetro, coordenadas de localização e fotografias, estão disponíveis no site.

O cadastramento de cada árvore é oficializado com a colocação de uma placa de identificação com numeração específica e o sistema de QRCode, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.

O cadastramento que teve início em junho do ano passado visa identificar cerca de 80 mil árvores. A iniciativa faz parte do programa Arboriza São José.

Identificação

Com o objetivo de comemorar mais uma etapa programa Arboriza São José, técnicos da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura irão realizar, a partir das 14h, desta sexta-feira (22), a identificação de todas as árvores da rua do Paço Municipal (Rua José de Alencar, região central).

Além disso, será realizado o plantio de 4 árvores nos passeios da Rua José de Alencar (ipê amarelo, aldrago, sibipiruna, resedá gigante).

Reconhecimento

Pelo segundo ano consecutivo São José dos Campos foi reconhecido pelo Programa “Tree Cities of the World” (FAO/ONU), que valoriza as ações de preservação, inovação, manejo e proteção da floresta urbana, pelo esforço empreendido na arborização urbana.

E não é só isso! São José figura ainda entre as primeiras cidades do mundo a serem reconhecidas internacionalmente pela ONU por conta compromisso com o manejo florestal urbano. O município figura também, entre às três cidades brasileiras que melhor realizam a gestão da arborização urbana.