Mais de 38 mil alunos terão acesso à plataforma de Educação Integral
20/10/2021 16:06
Lançamento da Plei (Plataforma de Educação Integral). Foto: Claudio Vieira/PMSJC 20-10-2021
Times de 20 alunos da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato participaram de gincana com uso da Plei durante lançamento nesta quarta (20). - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Aprender de forma divertida com tecnologia será cada vez mais uma realidade na rede municipal de ensino de São José dos Campos. Na manhã desta quarta-feira (20), a Prefeitura lançou a Plei (Plataforma de Educação Integral) para acesso de cerca de 38 mil estudantes, do 1º ao 9º ano das 48 escolas de ensino fundamental.

A iniciativa faz parte do plano de gestão do governo municipal e foi apresentada em evento que reuniu autoridades do município, alunos e professores representantes das escolas, além da equipe técnica da Secretaria de Educação. 

Durante a manhã, os estudantes usaram a plataforma em uma gincana interativa e foram premiados conforme a participação. 

Inovação

A novidade da Plei é uma das ações para a implantação da Educação Integral no município que, segundo a Lei 10.375/2021, prevê também atividades no contraturno no modelo não presencial. A plataforma permite a implantação do ensino híbrido, de forma adaptável para reconhecer as necessidades de cada aluno, com questões de Português, Matemática, Ciências, Inglês, História e Geografia. 

A aprendizagem ficará mais divertida e customizada, com uso de inteligência artificial e gamificação. 

Como funciona?

A ferramenta possui jogos, banco de questões para provas e simulados, trilhas de aprendizado, desafios e olimpíadas online, que poderão ser acessados pelo celular ou computador. 

Alunos em situação de vulnerabilidade social recebem, desde abril deste ano, chips de celular com acesso à internet. 

Por meio da inteligência artificial, os dados de desempenho de cada estudante são computados e o estudo é personalizado para o perfil e as necessidades de cada um. 

Equipes das escolas fizeram formação para o uso da ferramenta, os alunos já possuem login e senha e o time do Cite (Centro de Inovações e Tecnologias Educacionais) irá acompanhar o uso da plataforma, que poderá ser acessada pelos estudantes no contraturno escolar, como tarefa de casa, e como uma ferramenta complementar caso o professor deseje. 



Projeto piloto

Estudantes da Emef Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana, passaram por um projeto piloto neste ano. Os 20 melhores classificados foram premiados durante o evento desta quarta.
Em uma semana de teste com 195 alunos foram registradas 233 horas de estudo, com 110.955 questões respondidas, sendo cerca de 569 questões por aluno. 

Dá Plei

“Foi muito legal ver os alunos participando, o resultado foi positivo. A plataforma se aproxima da linguagem digital dos estudantes, o que mantém o interesse deles e envolve ainda mais com os estudos”, disse o professor de Matemática Rodrigo de Souza. 

Thainara dos Santos, 15 anos, aprovou a novidade. “A gente mexe bastante com o celular, né? Agora com a plataforma vai ser interessante para estudar e aprender coisas novas. Hoje fui do time azul e fomos campeões, a competição nos anima. Foi demais”, disse. 

“Eu adorei a Plei porque é virtual, com jogos e competições que podemos engajar conforme o uso. Acho que vai ser um sucesso, na sala de aula a gente se animava competindo um com o outro. Vai dar Plei com certeza!”, afirmou o aluno do 9º ano, Arthur Dantas Pereira Loyola, 14 anos. 

Confira vídeo sobre a Plei aqui.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×