São José tem queda nos principais índices de criminalidade
Atualizado em 26/11/2021 - 18:20
Forças de segurança reunidas para a 6ª Operação Integrada de 2019; ação faz parte do programa São José Unida, que tem reduzido constantemente os índices de criminalidade no município
Operação integrada das forças de segurança do município acontece por meio do Programa São José Unida implantado pela Prefeitura - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Os cinco principais índices de criminalidade registrados em São José dos Campos, de janeiro a outubro deste ano, diminuíram entre 39% e 68%, se comparados ao mesmo período de 2016. Estes são os melhores indicadores criminais que a cidade apresenta desde a implantação do Programa São José Unida, há quase cinco anos. Dele, fazem parte todas as forças de segurança do município.

Os dados são da SSP/SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), que publica mensalmente estes e outros índices relacionados à criminalidade nos municípios paulistas. Pontualmente, na comparação entre 2016 e 2021, os índices apresentaram as seguintes quedas:

ÍNDICES EM QUEDA

Crimes

Ano 2016

Ano 2021

Furto de veículos

- 68

Roubo de veículos

- 65

Roubo

- 64

Homicídio

- 39

Furto

- 26

Fonte: SSP

Vale ressaltar que São José dos Campos continua sendo a cidade mais segura do Brasil entre as 49 com mais de 500 mil habitantes, tendo registrado em 2020 a menor taxa de mortes violentas (homicídios + latrocínios).

Investimentos em segurança

A queda da criminalidade em São José vem acontecendo ano a ano e representa o resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura, principalmente, em tecnologia como, por exemplo, a implantação do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), de mini centrais nas sedes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e GCM; além de mil câmeras ‘inteligentes’ em vários pontos da cidade.

Os investimentos também resultaram em ações como a retomada, em 2017, da Atividade Delegada, em convênio com a Polícia Militar, e implantação da Patrulha Maria da Penha em 2019, por meio da Guarda Civil Municipal.

Especificamente à GCM, sua frota passou a ser 100% de veículos elétricos, houve compra de novos armamentos, implantação de câmeras nos uniformes, tablets e drone; e utilização de armas não letais.