Prefeitura participa da campanha de Conscientização do Autismo
30/03/2021 17:13
integra
Data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) no fim de 2007 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, através do RIA (Rede de Inclusão ao Autista), participa da Campanha Nacional para o dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o tema: “Autismo: Respeito para todo o espectro” Nas redes sociais será usada a hashtag #RESPECTRO (união das palavras “respeito” + “espectro”).

Essa data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, e definiu todo dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. São várias secretarias envolvidas: Apoio Social ao Cidadão, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, Mobilidade Urbana, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Saúde, e entidades parceiras.

O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento do paciente para a inclusão social, inclusão no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação, conforme o projeto terapêutico individual. O objetivo é proporcionar também apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social; padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional.

Serão distribuídos cartazes, folders com orientações nos comércios, Cras, nas unidades esportivas, UBS, Creas, entre outros locais da cidade. Também o Arco da inovação será todo iluminado de azul, na sexta feira dia 2 de abril, representando o dia mundial.