Prefeitura apreende 28 mil bebidas em adega da região leste
04/03/2021 14:20
Apreensão de bebidas em adega do SetVille
Caminhão carregado com bebidas apreendidas em adega do SetVille que descumpriu auto de interdição - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, através do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) e da GCM (Guarda Civil Municipal), apreendeu na tarde de quarta-feira (3) um total de 28.118 bebidas alcoólicas, refrigerantes e energéticos em adega e tabacaria do bairro SetVille Altos de São José, na zona leste da cidade.

Foi a maior apreensão de bebidas da história do DFPM e a maior desde o início da pandemia da covid-19 há um ano. O valor aproximado das mercadorias é de R$ 120 mil.

Somente em cervejas foram recolhidas 26.115 latas, garrafas e long necks, além de 48 cervejas de vinho. As equipes da Secretaria de Proteção ao Cidadão também apreenderam no local 46 objetos, entre mesas, cadeiras e aparelhos de som.

O responsável pela adega será multado em R$ 28 mil por funcionamento além do horário permitido, descumprimento de auto de interdição e desrespeito às regras sanitárias do Plano SP e dos decretos municipais e estaduais de combate ao coronavírus.

Ele foi encaminhado ao 3º DP (Distrito Policial), onde foi registrado Boletim de Ocorrência pelos crimes de ameaça --ele tentou atropelar um guarda civil municipal--, descumprimento de auto de interdição e crime contra a saúde pública, que somados podem acarretar pena de até dois anos de detenção e multa.

Adega interditada fornece bebidas para fluxos na região leste

Fluxo do funk

A adega, que não tem alvará de funcionamento, foi interditada e multada no último dia 13 de fevereiro, durante o sábado de Carnaval, por funcionamento fora do horário estabelecido na pandemia.

Na madrugada daquele dia, guardas civis municipais e agentes do DFPM, com o apoio da Polícia Militar, dispersaram um fluxo do funk no entorno do estabelecimento comercial que contava com a participação de 200 pessoas e 80 carros.

Na ocasião, foram apreendidas bebidas alcoólicas e outras mercadorias, com valor estimado de R$ 7 mil.

Através de monitoramento, os guardas e fiscais descobriram que a adega descumpriu o auto de interdição e estava funcionando. Eles foram ao local nesta quarta para fechar novamente o estabelecimento.

Também por meio dos serviços de inteligência e monitoramento da GCM e do DFPM, a Prefeitura identificou que a adega é uma das principais fornecedoras de bebidas alcoólicas para fluxos do funk realizados na zona leste do município.

Descarte

As bebidas serão descartadas de forma ambientalmente correta.

As latas de alumínio e as garrafas de vidro serão doadas para o Centro de Triagem da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A), onde serão recicladas pelas três cooperativas que atuam na cidade e vão gerar renda para as famílias de 100 cooperados.

São José Unida

A ação desta quarta não foi isolada. Por meio do programa São José Unida, a Prefeitura e as forças de segurança realizam, desde o início da pandemia, operações integradas de combate aos fluxos e aglomerações todos os finais de semana e feriados em todas as regiões da cidade.

As fiscalizações em estabelecimentos comerciais também foram intensificadas.

O objetivo é evitar a propagação da covid-19, aumentar o índice de isolamento social e garantir mais sossego, saúde e segurança à população.

A ofensiva tem a participação da GCM, DFPM, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Militar, esta última atuando através da Operação Proteção e Paz e da Atividade Delegada.

A população pode ajudar a Prefeitura denunciando aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Policia Militar).

Apreensão

Cervejas: 26.165 (latas, garrafas e long necks)

Garrafas de destilado: 296

Skol beats: 24