Prefeitura e forças de segurança impedem aglomerações
01/03/2021 14:26
Operação Contra Fluxo
Operações integradas contra fluxos e aglomerações têm sido realizadas em todos os finais de semana e feriados - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança impediram a realização de oito fluxos do funk e eventos com aglomerações no último final de semana em todas as regiões da cidade.

As dispersões das pessoas foram executadas pelos guardas civis municipais e por policiais militares, estes últimos atuando através da Operação Proteção e Paz e da Atividade Delegada.

As operações integradas, que ocorrem desde o início da pandemia em todos os finais de semana e feriados através do programa São José Unida, contam ainda com a participação dos agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Foram realizados bloqueios em vários pontos da cidade com a finalidade de evitar aglomerações e orientar a população sobre as regras de restrição de circulação.

A população pode ajudar a Prefeitura denunciando aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Policia Militar).

Comércio

No final de semana também foram fechados 44 adegas, bares e similares por descumprimento às regras sanitárias e de isolamento social do Plano São Paulo contra a covid-19.

No total, 25 estabelecimentos comerciais foram multados por irregularidades como aglomerações e funcionamento além do horário determinado nos decretos e leis municipais e estaduais. O valor inicial da autuação é de R$ 5 mil, dobrando em caso de reincidência.

Durante as vistorias, foram apreendidas bebidas alcoólicas.

Prisões

Durante a ofensiva, foram presas duas pessoas em flagrante por direção perigosa e embriaguez ao volante.

No total, foram aplicadas 271 multas por irregularidades de trânsito e som alto.

As forças de segurança abordaram e orientaram 1.161 pessoas e vistoriaram 936 veículos (motos e carros). Nas ações de bloqueio também foram apreendidos 70 veículos, entre motos e carros.

Orientação

As equipes da Prefeitura, da Polícia Militar e da Polícia Civil também reforçaram, a partir desta sexta, os trabalhos de orientação e fiscalização para cumprimento do novo decreto estadual sobre restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h. Este serviço também já é executado desde o início da pandemia através do programa São José Unida.

O transporte público e os serviços essenciais, como farmácias e padarias, continuam funcionando normalmente durante as madrugadas.