A limpeza da nossa cidade sempre em boas mãos
16/05/2021 09:56
Dia do Agente Ambiental. Foto Claudio Vieira/PMSJC 12-05-2021
640 agentes ambientais cuidam da limpeza de nossa cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A rotina de Aline Patrícia Miranda Bento, agente ambiental da Urbam (Urbanizadora Municipal), começa às 6h30 na capina das guias das calçadas na região oeste da cidade.

Sempre maquiada e com sorriso no rosto, Aline auxilia a equipe nos serviços de capina onde um utiliza a roçadeira, outro o soprador e um terceiro, a tela de proteção. “Trabalho feliz. Gosto do fazer parte da equipe de limpeza e conservação da cidade e valorizo minha profissão. Quando trabalhamos contentes, este sentimento se reflete à nossa volta. Agora com a máscara fica mais difícil, mas sorrio com os olhos”.

Como ela, são 640 agentes ambientais que cuidam da varrição, limpeza das papeleiras e manutenção da cidade, além dos serviços de coleta (seletiva, resíduos de serviços da saúde, eletroeletrônicos e pequenos animais mortos).

Neste dia 16 de maio, Dia do Gari, a Urbam presta homenagem a estas equipes, fundamentais para a qualidade de vida dos moradores.

Homenagem

Os agentes ambientais receberam na sexta (14) um kit de lanche nas entradas dos turnos, de forma organizada para não haver aglomerações. Os horários de entrada e saída destes profissionais já estão alterados deste o início da pandemia do Covid -19, com meia hora de intervalo para separar as equipes nos vestiários e nas refeições.

A Urbam reconhece e agradece a dedicação dos agentes ambientais neste trabalho essencial para a saúde e qualidade de vida dos joseenses, principalmente neste momento da pandemia.

Agentes Ambientais

Em 2007, os funcionários da limpeza pública da Urbam foram reconhecidos como agentes ambientais. A iniciativa faz parte de um programa de valorização profissional do trabalhador da limpeza urbana.

O programa Agentes Ambientais também tem o objetivo de superar a realidade de discriminação e indiferença a que muitos desses trabalhadores estão sujeitos. Por isso, a Urbam busca o apoio da sociedade na valorização do trabalho desenvolvido por eles.

Como colaborar

- Mantenha sua calçada limpa. A varrição das calçadas é de responsabilidade do morador.
- Não jogue lixo nas ruas, utilize as lixeiras públicas ou guarde os resíduos para disposição na lixeira mais próxima.
- Recolha as fezes do animal de estimação em saco plástico e deposite nas lixeiras.
- No trânsito, respeite a sinalização dos cones para segurança dos agentes ambientais.
- Separe os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Cuide para que o seu lixo não fique espalhado na calçada.
- Embale adequadamente os cacos de vidros para não ferir os coletores.
- Não deixe entulho e restos de construção na calçada. A cidade dispõe de PEV's para a entrega gratuita desses resíduos.
- Não coloque equipamentos eletroeletrônicos descartados nas calçadas ou em lotes vagos. A Urbam tem um serviço gratuito de recolhimento nas residências. Agende pelo 156.
- A Urbam recolhe pequenos animais mortos em residências e nas ruas. Agende pelo 156.