Aos 87 anos, aluno da EJA dá exemplo de motivação
Atualizado em 11/05/2021 - 18:27
Especial - Alfabetização EJA
Inspirado por familiares, José Gonçalves voltou à sala de aula após oito décadas e está na classe de Alfabetização para Jovens e Adultos. - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

De fala serena, cabelo branquinho e tranquilidade no olhar, o aluno da rede de ensino municipal José Gonçalves encanta os colegas, professores e equipe da Emef Profº Waldemar Ramos. Aos 87 anos é um dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na classe de Alfabetização e exemplo de que nunca é tarde para estudar.

Seu José, como é carinhosamente conhecido, nasceu em Resende (RJ) no ano de 1934 e estudou até os oito anos de idade. Cerca de oito décadas depois, de roupa social e máscara protetora, o aposentado retorna à sala de aula motivado pela família.

“A vida sempre foi trabalhando para cuidar dos filhos e da família. Estudar é bom, agora um pouco difícil porque tem palavras que são novas e diferentes”, diz.

Inspiração

Na época em que aprendeu a escrever, no lugar dos cadernos e livros, José recorda que usava placas de pedra, que levava em uma bolsinha de tecido até a escola. No decorrer da vida, Seu José formou família e se dedicou por décadas como pedreiro para cuidar da esposa e dos filhos.

Atualmente, com quatro filhos, oito netos e sete bisnetos, voltou aos estudos após convite especial feito pelo neto, Anderson Gonçalves Nascimento, que é diretor do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

“Fiz o convite para ele participar da EJA, considerando que, com os desafios da audição, a idade e adaptação, ele talvez não quisesse. Conversei com ele depois das primeiras aulas e me disse: “está indo, de pouquinho em pouquinho a gente chega lá”. Meu vô é um exemplo para família e me emociona”, conta Anderson.

Aprendizado

Gratidão é o sentimento da professora Fernanda Lemes que dá aulas na classe de José. Assim como os demais alunos da EJA, ele se destaca pelo interesse em aprender e a motivação nas aulas. “Seu José é encantador, ele vai lendo e interpretando, faz perguntas sobre o que está lendo, veio sedento por aprender”, diz.

Inscrições

Atualmente, cerca de 1.250 pessoas são atendidas na EJA em São José, divididas em dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). As inscrições são presenciais.

Alunos da EJA 1 e 2 têm aulas presenciais em 10 escolas municipais durante o período noturno. Já os alunos da EJA 1 das classes de alfabetização podem se inscrever para aulas no período da manhã ou da noite, duas vezes por semana, nos novos Núcleos EJA.

Os estudantes da EJA 2 serão atendidos no Ceja, com materiais para estudar em casa, provas presenciais e horário flexível, para auxiliar os que têm de conciliar o horário de estudo e trabalho, dando mais oportunidades para aqueles que mais precisam.

Locais

Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos)
localizado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador)
Avenida Olivo Gomes, 250, Santana.

10 Novos Núcleos EJA
Cefe (Centro de Formação do Educador) – Santana