Escolas começam rodízio semanal de aulas presenciais
Atualizado em 10/05/2021 - 18:05
Aula Presencial e Ensino Híbrido
As escolas de Ensino Fundamental irão atender a partir desta segunda (10) em esquema de rodízio e ensino híbrido seguindo as regras do Plano Municipal de Retomada da Educação. - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

As aulas presenciais acontecem na rede de ensino municipal de São José dos Campos desde fevereiro, mas a partir desta semana as escolas têm uma novidade: rodízio semanal para priorizar o desenvolvimento pedagógico dos alunos.

A participação presencial é opcional, a decisão é de cada família. Todos os protocolos sanitários do Plano SP são seguidos nas escolas, que só podem atender até 35% da capacidade.

A segunda-feira (10) começou ensolarada e tranquila na Emef Profª Jacyra Baracho, no Jardim Veneza, onde um grupo de alunos dá início a semana presencial. Na sala do 9º ano B, as amigas Ana Clara de Farias Karatanasov, 14 anos, e Isabela Maciel Santiago Ribeiro, 15 anos, se dizem satisfeitas com as aulas presenciais.

“Eu prefiro a aula presencial, sinto que aprendo mais, consigo tirar dúvidas com os professores e revejo meus amigos. Estou gostando de poder vir a semana toda”, diz Isabela.

“A gente vinha duas vezes na semana, agora está melhor. Aqui a gente segue as regras, usa álcool em gel quando precisa e mantém o distanciamento”, comenta Ana Clara.

“Minha família está tranquila com esse modelo, se sentem seguros e conseguimos nos organizar na rotina. Agora as mudanças são necessárias e a gente tem que se adaptar”, afirma a adolescente.

Rodízio semanal

O modelo adotado pela rede municipal já acontece nas escolas particulares da cidade, seguindo o Plano Municipal de Retomada da Educação que iniciou o ano letivo com foco na acolhida segura e no diagnóstico avaliativo.

Na sequência, foi realizado um projeto piloto com revezamento de turmas, uma sugestão de profissionais da Educação, formato estendido a todas as escolas do Ensino Fundamental na rede.

Como funciona

A cada dia, o ensino híbrido se torna uma realidade mais acessível na rede de ensino municipal de São José. Por meio do programa Educação 5.0, com acesso a ferramentas educativas, chip de internet e novos espaços como o Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), os estudantes têm um ensino cada vez melhor.

Desde o início deste mês, as escolas consultam as famílias para saber qual a preferência (aulas presenciais com rodízio semanal ou remotas), em seguida, dividem os estudantes em grupos. Os que optarem pelas aulas presenciais irão frequentar a escola durante uma semana e, na seguinte, terão aulas remotas.

Durante a semana de atividades remotas, os alunos deverão acessar os materiais desenvolvidos pela equipe do Cite, por meio das ferramentas educativas da Google e do portal edusjc.

As escolas podem fazer adaptações, se necessário, conforme o interesse dos alunos pelo modelo presencial e desde que não excedam o limite de 35% da capacidade.

Importante:

- A mudança vale apenas para as escolas do Ensino Fundamental.

- A capacidade máxima permanece sendo 35% conforme o permitido pelo Plano SP.

- Todos os protocolos sanitários devem ser rigorosamente respeitados nas escolas.

- Famílias e responsáveis de alunos serão consultados periodicamente sobre as adaptações e a frequência.

- Todas as atividades remotas estão disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×