Com um mês de atividade, CSI vira referência nacional
07/05/2021 15:28
CSI - Visita comitiva do DCTA
Militares do DCTA na visita ao CSI, que com tecnologia e integração tem garantido mais segurança à população - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com apenas um mês de funcionamento, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) já virou referência nacional em tecnologia de ponta nas áreas de segurança integrada, mobilidade urbana e vídeomonitoramento com sistema inteligente em todas as regiões da cidade.

O novo Centro recebeu visitas de integrantes e lideranças de forças de segurança de Paulínia e Ibiúna, do interior de São Paulo. Ainda neste mês será a vez de representantes da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Nesta quinta-feira (6), quando o CSI completou um mês de atividades, uma comitiva de 10 militares do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica) esteve no local. A visita marcou o final do estágio prático de aspirantes oficiais de Infantaria da Aeronáutica da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

"O CSI é uma instituição de ponta em termos de tecnologia e já virou um case de sucesso. O diferencial não é o equipamento, mas como funciona todo o processo de integração das forças de segurança para redução da criminalidade", disse o chefe de Operações do Grupamento de Segurança e Defesa do DCTA, major Leonardo Tavares de Oliveira.

"Esta visita foi muito importante para entendermos a metodologia do CSI, que é um referencial de qualidade e eficiência em segurança que pretendemos alcançar nas unidades da Aeronáutica em todo o Brasil", completou.

Queda

A implantação do CSI e a instalação de mil novas câmeras inteligentes e reconhecimento facial por toda a cidade integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida.

Neste primeiro mês de funcionamento da nova unidade, flagrantes de imagens de homicídios contribuíram com as forças de segurança nas investigações de homicídios, furtos e roubos de veículos.

Com o São José Unida, a cidade registrou em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.

A cidade é a mais segura do Brasil entre as 49 com mais de 500 mil habitantes em relação à taxa de mortes violentas (homicídios + latrocínios) a cada 100 mil habitantes.