Banco do Povo chega a mais de R$ 1 milhão em crédito no ano
07/05/2021 18:10
Empréstimo do Banco do Povo.Foto Claudio Vieira/PMSJC 07-05-2021
Os sócios Valcir e Claudiana Restelli no bar que possuem na Vila Ema; linha de crédito do Banco do Povo ajudou a colocar as contas em dia durante a pandemia - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Mesmo em meio à crise da pandemia, a unidade do Banco do Povo Paulista em São José registrou crescimento de quase 100% e chegou a R$ 1,187 milhão em empréstimos para pequenos e microempreendedores nos primeiros quatro meses do ano.

No mesmo período de 2020, foram concedidos créditos de R$ 612 mil.

A linha de crédito para os empreendedores tem juros reduzidos de 0,35% ao mês e pode ser parcelada em até 36 meses. O valor máximo de empréstimo é de R$ 21 mil.

O balanço do quadrimestre também mostra um aumento no número de contratos, que saltaram de 34 no ano passado para 54 em 2021.

O aumento na concessão dos créditos para pequenos e micro empreendedores faz parte do Plano de Gestão 2021/2024, que prevê dobrar os valores em 4 anos.

Para o empreendedor Rudge Duarte, 33 anos, a possibilidade de tomar o empréstimo junto ao Banco do Povo veio em boa hora. Ele trabalha na área de entretenimento, com shows musicais e eventos, um dos setores mais afetados pela pandemia. Ele aposta em uma melhoria do setor nos próximos meses.

Surpresa

“Ainda não havia feito o financiamento e me surpreendi positivamente. O atendimento da equipe foi muito bom. Os juros são baixos e a forma de pagamento também ficou bastante acessível”, afirma o empreendedor, que investiu os recursos na compra de equipamentos para sonorização.

A comerciante Claudiana Restelli, 49 anos, também comemora o fato de ter conseguido empréstimo no Banco do Povo de maneira ágil e em boas condições para quitação.

“Usei o dinheiro para pagar contas e salários dos funcionários. Minha expectativa é que as coisas possam melhorar no segundo semestre, pois estamos numa situação muito difícil”, afirma a comerciante.

Claudiana é proprietária de um bar na avenida Heitor Villa Lobos, na Vila Ema, e já havia lançado mão de empréstimos em bancos tradicionais. “As condições no Banco do Povo são muito melhores.”

Programa

O Banco do Povo Paulista é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. Sua finalidade é gerar emprego e renda para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.

Podem pleitear o empréstimo, empreendedores com empresa aberta, inícios de negócios, atividades informais (sem empresa aberta) tais como: boleiras, doceiras, salgadeiras, artesãos, vendedoras de produtos de catálogos, costureiras e outros, Microempreendedores Individuais – MEI, ME, EIRELI, LTDA, EPP e Produtores rurais (atividades de agronegócios), com CNPJ.

Entre os requisitos estão o desenvolvimento da atividade produtiva no município, não ter restrições cadastrais e faturamento bruto de no máximo R$360 mil por ano.

Os microcréditos poderão ser pleiteados para compra de matérias-primas, mercadorias, capital de giro, compra e conserto de equipamentos, veículos e animais e insumos agrícolas, pagamento de insumos, entre outros.

Endereço
Câmara Municipal (rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33, Vila Santa Luzia)

Telefones
E-mail: saojosedoscampos@bancodopovo.sp.gov.br