Prefeitura realiza mutirão de castração no Pousada do Vale
Atualizado em 12/06/2021 - 18:51
Castração de cães e gatos no Pousada do Vale. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 12-06-2021
Castração gratuita continua neste domingo (13) para moradores do bairro e adjacências. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Saúde

Moradores do Pousada do Vale e região aproveitaram este sábado (12) para o mutirão de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos realizado pela Prefeitura de São José dos Campos.

A ação registrou mais de 200 cirurgias realizadas pela unidade móvel veterinária instalada na Escola Municipal Geraldo de Almeida (Rua Camomila, 100) e continua neste domingo (13) das 8h às 18h. Foram cadastrados mais de 420 pets.

Acompanhada das donas, a fêmea de 10 meses Belinha estava toda arrumada, com roupinha combinando com laço, aguardando sua vez no mutirão.

“Acho esse serviço muito importante. É a primeira vez que temos cachorro. A castração veio na hora certa para nos ajudar a cuidar bem da Belinha”, disse Maria José.

A posse de pets requer, além de afeição e amor pelos animais, cuidado responsável. Essa responsabilidade o casal José Aparecido Pereira e Vicentina da Silva Vitor divide no cotidiano junto aos três gatos e três cães da família.

“Hoje trouxemos duas gatas, a Menina e a Xaninha, para castrar. Tivemos nove filhos. Todos já criados e temos um monte de netos que moram longe. Agora ficamos com os bichos para fazer companhia”, conta Vicentina.

“Nós amamos ter cachorros e gatos para cuidar, não temos condições de pagar pela castração, por isso esse serviço ajuda muito. Tudo organizado e limpo, estou gostando de ver”, disse José.

Durante a ação, são seguidas todas as demais diretrizes do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, como uso de máscara e distanciamento físico entre as pessoas.

Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por moradores da região, elas serão oferecidas a outros tutores interessados.

Essa atividade faz parte do programa Meu Pet Feliz, cujo objetivo é atender a população com menor acesso aos procedimentos veterinários específicos de castração de caninos e felinos domésticos. Além de cuidar da saúde dos pets, a iniciativa procura conscientizar sobre a guarda responsável e o bem-estar animal.