Projetos de mobilidade de S. José serão implantados no Paraná
11/06/2021 18:46
Instalação de Ombrelones na rua Coronel José Monteiro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 25-06-2020
O grupo conheceu o projeto de requalificação da Rua Cel. José Monteiro - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Um grupo da Prefeitura de Sarandi (PR) esteve em São José dos Campos nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10) para conhecer o Acesso Já, serviço de transporte adaptado do município. Na visita, os técnicos foram surpreendidos com outros projetos de mobilidade urbana do município e decidiram implantá-los na cidade paranaense.

“O objetivo principal era conhecer o Acesso Já para implementar na nossa cidade, pois temos uma demanda para isso. Mas foi melhor do que imaginávamos, fomos em busca de algo e voltamos com outras ideias relacionadas à mobilidade urbana”, contou Cleber Soares, chefe de engenharia e trânsito de Sarandi.

Além do Acesso Já, serviço que foi premiado em um evento sobre cidades inteligentes da América Latina, o grupo conheceu a estrutura da Prefeitura que permite o credenciamento de aplicativos de transporte, como as bicicletas e carros elétricos compartilhados e o novo modelo de estacionamento rotativo.

“O que mais chamou atenção foi o leque de opções que vocês têm para deslocamentos no município, iremos trabalhar a fundo pra trazer para Sarandi as bicicletas compartilhadas, o Acesso Já e a Zona Azul”, comentou Cleber.

O grupo também visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), conheceu o Arco da Inovação e o projeto de requalificação da Rua Coronel José Monteiro, no Centro.

“Gostamos da estrutura do município, muitos projetos que foram desenvolvidos em São José dos Campos iremos trazer para o nosso município”, conclui Cleber, que foi acompanhado do secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública, David Cruz, e do diretor de transportes, Marcos Aparecido.

Prêmio

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu em 2019 o prêmio InovaCidade 2019 pelo programa Acesso Já. O prêmio foi entregue no Smart City Business Brazil Congress & Expo, consolidado como o mais importante evento sobre cidades inteligentes da América Latina.

Para se credenciar no serviço, o munícipe deve primeiramente se dirigir ao Acesso Livre, localizado na rua Humaitá, 40, no centro, e entregar a documentação necessária para abertura de processo administrativo. Mais informações pelo telefone 3942-2401.