Fiscalização aplica 76 multas contra covid em quatro dias
07/06/2021 10:52
Fiscalizações e ações integradas contra a covid - 3 a 6 de junho de 2021
Ações integradas interditaram 35 estabelecimentos comerciais nos quatro dias de vigência do novo decreto municipal contra o coronavírus - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com ajuda da população, a Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança interditaram, de quinta-feira (3) a domingo (6), um total de 28 estabelecimentos comerciais e aplicaram 76 multas, que somam R$ 387.846,16, por descumprimento ao novo decreto municipal e às regras sanitárias contra a covid-19.

Entre os estabelecimentos fechados e multados em todas as regiões da cidade estão adegas, bares, restaurantes, padarias e lojas de conveniência.

O trabalho integrado foi realizado pelos agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), pela Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Militar, com apoio dos agentes de Mobilidade Urbana.

As equipes também encerraram, na noite do último sábado (5), um casamento em salão de festas no Novo Horizonte, na região leste.

Durante as interdições e ações fiscais em adegas e bares, foram apreendidas bebidas alcoólicas, mesas, cadeiras e aparelhos de som.

A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).

As ações integradas tiveram a participação da Polícia Militar

Aglomerações

Em outra frente de atuação, as equipes da Prefeitura e da Polícia Militar impediram e dispersaram, logo após o início, aglomerações de pessoas nas vias públicas nos bairros Campo dos Alemães (sul), Jardim Aquarius (oeste) e SetVille Altos de São José (leste).

No total, foram 182 multas por som alto e estacionamento irregular nos quatro dias de vigência do novo decreto municipal contra o coronavírus.

Nas ações preventivas integradas, foram abordados e orientados 582 munícipes.

Foram vistoriados 478 veículos (carros e motos), com a apreensão de 28 carros e motos.

Ações intensificadas

Desde o registro dos primeiros casos da covid-19 no município, em março de 2020, a Prefeitura e as forças de segurança impediram 153 eventos clandestinos com aglomerações e realizaram 202 interdições de estabelecimentos comerciais por descumprimentos aos decretos municipais e estaduais contra a doença.

Foram executadas 21.463 vistorias e atendidas 20.163 reclamações e denúncias da população feitas pelos canais oficiais.