Reabertura do Santos Dumont reforça relação do parque com o joseense
Atualizado em 31/07/2021 - 18:53
Reabertura do Pq Santos Dumont
A reabertura do parque foi marcada pela presença de muitas famílias - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Manutenção da Cidade

A reabertura do Parque Santos Dumont neste sábado (31) mostrou como o joseense ama o espaço e valoriza os momentos simples da vida. O parque estava fechado desde o início da pandemia e teve a presença de muitas famílias em um dia lindo e ensolarado de inverno.

Além de algumas pessoas que aproveitaram a reabertura para uma caminhada ou observar a natureza, o parque, que fica no coração da Vila Adyana, região central de São José dos Campos, recebeu muitas mães e pais que levaram os filhos para brincar.

O casal Priscila Araujo e Rodrigo Araújo, de 35 e 37 anos, mora no bairro e levou o filho Rodrigo, de sete anos, para aproveitar os brinquedos.

“Na correria, às vezes, não parava para deixar ele brincar um pouco. Agora vemos como esses momentos simples têm valor”, diz Priscila, que tem motivos de sobra para aproveitar cada segundo no parque.

“Infelizmente, perdi meu segundo filho e na sequência enfrentei três cânceres. Por tudo que passei, a gente dá ainda mais valor para um momento como esse, trazer o filho para brincar ao ar livre, ver a natureza. Foi aqui que ele aprendeu a se desenvolver, ter coordenação motora, sociabilidade”, conta Priscila. “É bom para a nossa saúde mental esse contato com a natureza. Estávamos contando os dias para a reabertura”, completa.

Este sábado também foi um dia de reencontro e apresentação do parque para as futuras gerações. O morador do Jardim Aquarius, região oeste, Sergio Caninel, de 34 anos, viveu sua infância no espaço e levou o filho Sael, de 2 anos, pela primeira vez ao Santos Dumont.

“Sempre fui um fã do parque, minha avó me trazia e pegava água aqui. Pensei em dar uma passada com ele para tomar um sol, o dia está bonito, mas quero vir com mais calma com toda a família. O parque está lindo”, diz Sergio.

Também moradores da Vila Adyana, o casal Bianca Martinez e Fernando Rozaneli fizeram surpresa para as filhas Helena e Eduarda, de 5 e 7 anos. “A Helena estuda aqui. Quando chegamos, a mais velha perguntou o que viemos fazer na escola da Helena e disse que iria pegar umas coisas. Quando chegamos no portão falamos: ‘podem entrar, está liberado’. Elas ficaram super felizes”, conta Bianca.

“Vínhamos muito aqui. Na saída da escola ficavam brincando um pouco. Vim à feira durante a semana e a Helena viu o parque fechado e chorou porque queria entrar, estava com saudade”, diz. A reabertura também deixou o Gabriel, de 7 anos, empolgado.

“Ele levantou cedo. Quando contei da novidade ele já colocou uma roupa, tênis e ficou pulando em casa de alegria. Esse parque é o nosso quintal, moramos na esquina”, conta a mãe Thais Pinheiro, de 43 anos.

Protocolos

Para promover a retomada de forma adequada e consciente, totens de álcool em gel foram instalados em todo o parque. O uso de máscaras será obrigatório durante a permanência no local.

Ao longo da próxima semana, serão colocados banners com informações. A Prefeitura orienta para que as famílias respeitem às regras e fiquem atentas às crianças.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×