Antecipação de 2ª dose da vacina alegra idosos de 60 a 62 anos
31/07/2021 18:03
Vacinação 2ª Dose para Idosos 60 e 62 anos no CEFE
O senhor Arnaldo continuará com os cuidados de prevenção à doença - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou neste sábado (31) a antecipação da aplicação da 2ª dose da vacina contra o coronavírus para os idosos de 60 a 62 anos, que tomaram a AstraZeneca de 4 a 6 de maio. A medida alegrou e deu ainda mais esperança para quem compareceu aos seis postos de vacinação.

A vacinação foi realizada nas 4 unidades da Casa do Idoso, no Cefe (ao lado do Parque da Cidade, em sistema drive-thru) e no Colégio Tableau (Rua Claudino Pinto, 93, Centro). Para a moradora de Santana, na região norte, Ana Lúcia Rangel Ferreira, de 60 anos, a sensação foi de alegria e dever cumprido.

“É importante para me proteger, proteger o próximo e quem eu amo, meus filhos, meus netos, minhas noras. Devido à pandemia não estamos tendo tanto contato com eles”, diz Ana que escolheu o Drive-Thru no Cefe para receber a 2ª dose. “Vamos torcendo pro Brasil e o mundo superar isso, e pra todo mundo voltar a vida normal”, completa.

O morador do Jardim Augusta, no Centro, Arnaldo Baltazar, de 62 anos, ficou contente com a antecipação. “Era pra tomar na quarta-feira, mas com essa chegada de mais vacinas anteciparam. A cidade está de parabéns pela administração das vacinas. Vemos que é bem organizado”, afirma Baltazar, agradecendo os profissionais da saúde.

“Pedimos que Deus os proteja, amam o que fazem e não é fácil”, diz. “Se Deus quiser, ano que vem vai ser melhor e todos estarão vacinados”, comenta Baltazar afirmando que os cuidados devem ser mantidos. “Temos variantes e ainda falta consciência da população. Não é porque eu tomei a segunda dose que vou me descuidar, vou me proteger da mesma forma”, completa.

1ª dose para 25 e 26 anos
Nesta segunda-feira (2), será iniciada a vacinação da 1ª dose para as pessoas com 26 anos e na terça-feira (3), para os de 25. Esses dois públicos podem comparecer a qualquer Casa do Idoso ou UBS Resolve, das 8h às 17h.

É melhor chegar antes das 15h30. Depois desse horário o frasco só pode ser aberto se houver número suficiente de pessoas à espera para não haver perda de conteúdo.

Antecipação da 2ª dose

São José está adiantando em 10 dias o calendário para 2ª dose, reduzindo o intervalo de 90 para 80 dias, conforme autorização do Governo do Estado. Por isso, a Prefeitura chama para completar o esquema vacinal na segunda-feira os profissionais de saúde e trabalhadores de apoio da área que tomaram a AstraZeneca de 7 a 10 de maio.

Além da UBS Resolve e Casa do Idoso, haverá dois postos exclusivos para a 2ª dose. O Cefe (drive-thru) atende das 8h às 12h. Quem preferir ou precisar ir mais tarde pode tomar a vacina no Colégio Tableau, que funciona até as 19h.

Para mais informações, consulte no site da Prefeitura as páginas da primeira e segunda dose.

Para tomar a vacina, é preciso comparecer ao posto munido de documento original com foto que contenha CPF, comprovante de endereço em São José dos Campos no nome da pessoa que será imunizada e carteirinha de vacinação que comprove a primeira dose no município.